fbpx

Câncer de mama e câncer de colo do útero: prevenção e sintomas 

Tempo de leitura: 3 minutos 

Outubro Rosa é uma data importante que intensifica a necessidade de nos atentarmos para o câncer de mama e também para o câncer do colo de útero. 

Entretanto, essa atenção não deve parar por aí. Os cuidados precisam se manter durante todos os outros meses, assim, se algum sintoma surgir, o diagnóstico pode ser feito o mais rápido possível. 

Para te ajudar nesse cuidado, separamos algumas formas de identificar essas doenças e também como preveni-las. Leia abaixo. 

Os cânceres 

O câncer de mama é uma doença que atinge principalmente as mulheres e que surge com o desenvolvimento anormal de várias células na região da mama. 

É o terceiro tipo de câncer mais comum no sexo feminino e geralmente aparece por volta dos 40 anos de idade. 

Já o câncer do colo de útero é uma condição que tem como cenário infecções recorrentes causadas pelo Papilomavírus Humano – HPV. 

Quais os sintomas? 

O câncer de mama pode ser detectado inicialmente por meio do toque – já que é possível sentir o caroço na região do seio ou debaixo do braço – e também através de alterações na pele, que pode ficar com a textura de uma casca de laranja.

Lembrando que nem todo caroço na mama é câncer, ok? 

Já o câncer do colo de útero dá os seus primeiros sinais por meio de dores, sangramento e corrimento vaginal. 

Quais são os exames clínicos? 

Para um diagnóstico mais preciso, é realizado em ambiente médico a mamografia – um tipo de raio-X que mostra toda a mama – e o papanicolau – também conhecido como exame preventivo, que retira uma pequena raspa do útero para análise.

E como prevenir? 

Bem, o melhor tipo de prevenção para ambas as doenças é investir em uma boa alimentação, rica em frutas e verduras. Exercícios físicos, diminuir o consumo de tabaco e álcool e ter boas noites de sono também podem ajudar

Porém, falando especificamente de cada uma, no câncer de mama é bom sempre ficar atento aos casos na família, pois as chances de ser hereditário são altas. Por isso, recomenda-se a realização da mamografia a partir dos 35 anos. 

Já sobre o câncer do colo de útero, atualmente já existe uma vacina que ajuda a prevenir o aparecimento da doença, mas o seu público-alvo são meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade.

Para pessoas adultas, é muito importante o uso de preservativo durante as relações sexuais. 

Se você apresentou algum dos sintomas aqui citados ou deseja saber mais sobre as doenças, não deixe de procurar um profissional da saúde. 

Leia também: 

Outubro Rosa: a prevenção do câncer de mama em suas mãos 

Deixe um comentário