fbpx

Qual é o mês preferido pelas noivas no Brasil?

Marco de uma nova etapa, o casamento vai além do início de uma nova caminhada para noivas e noivos. É também um momento carregado de simbologias, reflexo de sonhos e realizações.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), o último levantamento feito mostrava que 1.070.376 casamentos foram registrados no Brasil. Assim, só em 2017!

Mesmo que cada período do ano carregue características próprias para agradar a todos os tipos de noivos e noivas, maio culturalmente é o mês delas. Vamos finalmente saber mais sobre essa tradição? Primeiro de tudo: continue lendo que vou te explicar!

Maio = feminilidade

noivas

Como eu estava dizendo, maio é culturalmente conhecido como mês das noivas no Brasil. Essa é uma tradição que não nasceu por aqui: ela veio lá do Hemisfério Norte – de países como Estados Unidos e Inglaterra, por exemplo.

Nesses países depois de passar por um longo período de inverno, maio é o mês da primavera, do renascimento, das cores.

E nada mais combina com casamento que essa energia da primavera, não é mesmo? Além disso, maio é um mês de muita feminilidade, já que é o mês das mães e de Maria.

Mas maio é o mês que tem mais casamentos no Brasil?

noivas

A resposta é não. Apesar de ser considerado popularmente como mês das noivas, maio é apenas o sexto mês que acontece mais casamentos no Brasil. Aqui, ao contrário dos países do Hemisfério Norte a estação predominante nesse período é o outono, isso dificulta a disponibilidade de flores para o casamento, por exemplo.

O mês campeão de cerimônias no Brasil é dezembro. Os brasileiros preferem este mês pois além de ser verão, é período de férias e do 13º salário, que dá uma ajudinha no orçamento para o casamento.

Símbolos das noivas

noivas

Um dos grandes símbolos de uma noiva é o vestido de casamento. O mais popular e conhecido é aquele branco, todo princesa e esvoaçante. Além disso, atualmente, muitas noivas preferem se casar com vestidos de diversas cores e formatos, tudo depende da personalidade dela, do noivo e do casamento.

 

Outro símbolo é o buquê. Esses arranjos, assim como os vestidos, consequentemente têm mudado muito com o passar dos anos. Certamente os tradicionais são de flores, mas há a opção de inovar casando com um buquê de broches, por exemplo.

 

O véu é muito utilizado por noivas ao redor do mundo na hora do sim. Esse símbolo retrata a deusa da honestidade, Vesta, que na mitologia grega é a deusa protetora do lar. Outro item que pode acompanhar o véu é a grinalda. O guia das noivas, explica que esse acessório funciona como uma espécie de coroa nas noivas. A origem é antiga, vem lá da Idade Média, em que era usada com o significado de futuro próspero.

noivas

Gostou de saber mais sobre o mês das noivas? Comenta aqui se você já casou e quando foi seu casamento. Você seguiu qual tradição? Eu vou adorar saber!

Ah… e a Gazin têm uma área todinha destinada para esse sonho. Você pode montar sua lista de casamento aqui ou planejar um consórcio para ajudar a transformar seu dia de princesa ou príncipe em realidade.

Deixe um comentário