Dicas da nutricionista para uma vida mais leve

A sua vida também é toda agitada? É bem comum que as pessoas fiquem cada vez mais na correria, e um dos aspectos que acaba ficando de lado é se alimentar bem e cuidar de si mesmo. Nada que uma nutricionista não possa ajudar a resolver, né?

Por isso, dessa vez vai ser um pouquinho diferente. Em vez de simplesmente dar dicas, convidei a Evellen Lima, que é nutricionista e coach especialista em emagrecimento consciente, para me ajudar. Assim, além de aprender bastante, a gente já comemora também o dia da nutrição!

Então, chegou a hora de você conferir 10 dicas simples para ter dias mais produtivos e uma vida mais equilibrada e saudável. Vamos lá?

Consciência

A primeira dica é capaz de fazer toda a diferença: que tal se conhecer melhor? “Você precisa ter consciência de onde você está hoje, o que está fazendo com a sua vida e onde isso vai te levar se você continuar assim”, diz Evellen.

Dessa forma, fica mais fácil identificar o que pode estar atrapalhando você a viver melhor.

Pense positivo

Dicas nutricionista Gazin

Pode parecer bobo, mas pensar positivo é uma forma de se manter motivado. A nutricionista dá a dica: “Crie o hábito de agradecer ao acordar, antes de dormir e em momentos do seu dia que você lembrar. Agradeça à vida, ao trabalho, à saúde.”

Ou seja, pense positivo! Tente sempre ativar seus pensamentos para o bem.

Crie metas para seus objetivos

“Você pode ter um objetivo, que é onde você quer chegar, mas é interessante criar várias metas para serem atingidas ao longo do caminho”, explica a nutricionista.

Ela até dá um exemplo: suponhamos que você queira perder 15 kg. Se em um mês você perder somente 2 kg, talvez isso te deixe desmotivado, mas se você colocar as metas como degraus para atingir seu objetivo, isso pode ser uma motivação.

Com metas pequenas e atingíveis, você fica mais perto do seu objetivo.

Viu só, né? É aos poucos que se atinge um grande resultado. Então não se esqueça de manter a calma e comemorar suas pequenas vitórias!

Nutricionista também indica organização

Dicas nutricionista Gazin

Outra dica que parece clichê, mas que é capaz de mudar tudo: organize-se! A Evellen explica que fazer isso deixa a vida bem mais prática. “Tenha dias fixos para ir ao mercado ou feira, deixe as saladas lavadas, sempre tenha castanhas ou lanchinhos práticos para carregar com você.”

De acordo com ela, organizar sua alimentação e seu dia a dia de acordo com seus objetivos faz tudo caminhar melhor. Ou seja, organização é tudo!

Mindfulness

Dicas nutricionista Gazin

Você já ouviu falar desse conceito? Mindfulness (ou atenção plena, em português) significa combinar recursos de atenção e meditação para desenvolver a capacidade humana de estar totalmente presente. Bom, a dica é trazer esse conceito para a alimentação e outras áreas da vida.

“Comer com atenção significa nutrir o corpo com consciência”, explica Evellen. Por isso, na hora de se alimentar, é melhor se desfazer de tudo que pode tirar a sua atenção.

Durante as refeições, é importante desligar a TV, deixar o celular de lado e aproveitar totalmente a refeição. “Veja as cores, analise seu prato, saboreie cada garfada, mastigue bem e engula nutrientes essenciais para nutrir seu corpo e manter sua saúde.”

Lembre-se: os alimentos são os combustíveis para a sua vida!

Leia rótulos!

Todo mundo sabe que consumir muitos alimentos industrializados não faz bem, né? Pois é… Essa é a sua chance de começar a evitá-los. Segundo a nutricionista, é sempre bom optar pela alimentação mais natural possível.

Apesar disso, vez ou outra dá vontade de comer algo industrializado. Mas fique tranquilo! Existe uma forma de fazer isso do jeito certo: é só ficar atento ao que está escrito no rótulo. “Os ingredientes são colocados em ordem decrescente, então o primeiro ingrediente que vem descrito é o que tem em maior quantidade”, diz Evellen.

Ah, ela ressalta também que é melhor evitar alimentos que comecem com açúcar e que contenham mais de dois conservantes químicos (esses são aqueles nomes estranhos que geralmente ficam no meio dos ingredientes). Além disso, produtos que trazem na tabela nutricional a porcentagem de sódio acima de 7% na porção não são indicados.

Frutas e hortaliças

Dicas nutricionista Gazin

Você já deve imaginar isso, mas é sempre bom relembrar: frutas e hortaliças são ideais para deixar o organismo rico em nutrientes e fibras. Então, que tal incluí-las na sua alimentação? De acordo com a Evellen, um padrão ideal é consumir esses alimentos com variedade e montar o cardápio com pelo menos duas frutas e duas porções de hortaliças ao dia.

Água

A água é o componente fundamental de uma vida saudável. Por isso, a dica é levar com você uma garrafinha para se manter sempre hidratado.

“Todas as funções do seu corpo precisam de água para serem realizadas, inclusive pensar”, explica a nutricionista. Outra dica: o ideal é que cada pessoa consuma 35 ml de água por quilo. Assim, uma pessoa com 70 kg deve ingerir pelo menos 2,45 litros (2.450 ml) de água por dia.

Entenda suas emoções

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Quantas vezes você já comeu para aliviar a tensão causada pela correria do dia a dia? Ou então comeu porque estava triste? Além de não resolver os problemas, comer pode fazer você se sentir culpado e frustrado.

Evellen explica que, antes de mais nada, é preciso trazer para o consciente o que você está sentindo no momento e o que você pode fazer para resolver o problema. “Lembre-se: o único problema que a comida resolve é a fome. Entenda suas emoções e cuide delas como devem ser cuidadas.”

Agora é só colocar em prática

Então, depois de ler todas essas dicas, que tal colocá-las em prática? Pode ser que no começo seja difícil, mas acho que a Evellen deixou bem claro: esse é um ato de cuidado com você mesmo que vale a pena!

Ahhh, e falando em comida, vou te indicar um post muito legal com curiosidades e receitas deliciosas utilizando cacau. Tem até dica de receita saudável, hein? Acho que você vai gostar!

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