fbpx

Como dormir melhor. 10 dicas para ter noites de descanso completas.

Para milhares de pessoas em nosso país, dormir é um problema. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, pelo menos um tem dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado. Porém, nem tudo está perdido. Separamos aqui algumas para você de como dormir melhor.

Antecipe a última refeição do dia

Nada de comer muito tarde e ir tentar dormir. O seu organismo precisa fazer a digestão antes de pegar no sono. Por isso, faça sua refeição, seja jantar ou aquele lanchinho noturno, duas horas antes de dormir. Ah, dê preferência a pratos leves e de fácil digestão.

Nada de bebidas estimulantes

Algumas bebidas como refrigerantes, chás e café têm substâncias estimulantes (como a cafeína, por exemplo). Elas, com certeza, vão tirar o seu sono. Por isso, o melhor é evitar.

A cama foi feita para dormir

Nada de levar celular para cama, ficar assistindo TV ou ler. Programe sua mente para que sua cama seja somente um local de sono e descanso tanto para o corpo quanto para a mente.

Ler ajuda

Além do conhecimento, a leitura antes de dormir faz com que sua mente relaxe e fique mais propensa a descansar. Mas caso a leitura tenha o objetivo além do descanso, faça-o em outro ambiente que não seja a sua cama, como dito na dica anterior.

Deixe o ambiente preparado

Na hora de dormir, reduza a luz do quarto para relaxar a mente, deixe o clima mais “friozinho” para embalar o sono, veja se o ambiente está livre de ruídos. Tudo isso deixará você preparado para dormir muito bem.

Deixe o trabalho para o outro dia

Nada de ficar checando e-mails, nada de levar celular, tablet ou notebook para a cama. Se você sofre de ansiedade, só o fato de ficar olhando mensagens vai atrasar ou tirar o seu sono por completo. O trabalho pode esperar, seu descanso não.

Procure a melhor posição

Além de ter um colchão perfeito, deixar seu travesseiro à altura do ombro e dormir em posição fetal ajuda a evitar dores no pescoço e coluna, além de também diminuir o ronco e a apneia (ficar sem respirar por um intervalo de tempo). Se você sofre de refluxo, o ideal é dormir de costas com travesseiro elevado e um apoio sob os joelhos para evitar dores na região lombar.

Crie uma rotina para dormir

Procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários, fazendo que seu corpo e sua mente sempre estejam preparados para descansar naquele período.

Faça exercícios físicos

Pratique uma atividade física. Um dos grandes inimigos do sono é a obesidade. Por isso, movimente-se. Entretanto, dê preferência pela manhã ou, no máximo, no fim da tarde. Vão ser de grande ajuda para dormir mais rápido e melhor, sem contar que dormir bem emagrece.

Se nada disso estiver ajudando, procure um médico

Por fim, é importante ressaltar que os quadros de falta de sono podem estar associados a uma condição que deve ser tratada. Por isso, é importante buscar ajuda médica para uma avaliação correta do distúrbio. Saúde sempre em primeiro lugar.

Preparado ou preparada?

É hora de colocar as dicas em prática e melhorar suas noites de descanso. Lembre-se sempre: dormir bem é qualidade de vida. E falando nisso, aproveite para deixar o palco dos seus sonhos ainda melhor. Aqui na Gazin você encontra colchões de espuma, de mola, camas box e muito mais para dormir bem. Vá até a loja Gazin mais próxima e escolha o seu! Até mais!

Deixe um comentário