fbpx

Coisa de nerd: 5 filmes obrigatórios

coisa de nerd Gazin

O dia 25 de maio é conhecido como Dia do Orgulho Nerd. Para quem não sabe, um nerd ou geek é alguém apaixonado por universos fantásticos, ficção científica, videogames, tecnologia, histórias em quadrinhos… Resumindo: é ter toda essa cultura correndo no sangue.

Para comemorar esse dia tão especial, eu separei 5 filmes que todo nerd de respeito precisa conhecer. Ficou curioso? Então continue lendo e aproveite as dicas!

Por que escolher o dia 25 de maio?

coisa de nerd Gazin

Apesar de a cultura nerd existir há muito tempo, a data passou a ser celebrada a partir de 2006. E sabe qual é a melhor parte? A justificativa para a escolha desse dia não poderia ser mais nerd!

A primeira razão para a escolha do dia 25 de maio como Dia do Orgulho Nerd tem a ver com um ícone geek: “Star Wars”. Isso porque foi no dia 25 de maio de 1977 que foi lançado o primeiro filme da saga (“Uma Nova Esperança”, ou Episódio IV), que se tornou um dos longa-metragens mais cultuados da história do cinema.

Já o segundo motivo é por causa do “Dia da Toalha”, uma referência ao livro “O Guia do Mochileiro das Galáxias“. O fato é que Douglas Adams, autor desse clássico, faleceu no dia 25 de maio. Então, os fãs escolheram essa data para homenageá-lo.

Tanto o filme quanto o livro são dois marcos muito importantes da cultura nerd. Por isso, a data ganha um significado especial para todo mundo que se identifica com esse universo.

5 filmes que todo nerd precisa assistir

Ok, conhecer a história dessa data é muito legal, mas não é exatamente por isso que estamos aqui. Afinal, você deve estar se perguntando sobre as dicas de filmes. Vamos lá: separei aqui 5 filmes que são quase sagrados para a cultura geek. Olha só:

  1. Star Wars (ou Guerra nas Estrelas)

coisa de nerd Gazin

Não tem como deixar “Star Wars” de fora da lista. Até porque, como dito acima, a franquia é uma das razões pelas quais a data em que se comemora o Dia do Orgulho Nerd foi escolhida.

A franquia foi criada pelo americano George Lucas e possui milhões de fãs ao redor do mundo. Se quiser saber mais sobre esse clássico do cinema, é só conferir o post que fiz sobre o Dia de Star Wars.

Dá uma olhadinha no trailer e divirta-se:

*Bônus: Na Netflix, você pode assistir aos 5 primeiros filmes da série!

  1. Star Trek (ou Jornada nas Estrelas)

coisa de nerd Gazin

Ainda no espaço sideral, “Star Trek” é outro clássico sempre destacado pelos nerds de plantão. Originalmente uma série de TV, a história acabou ganhando as telonas com adaptações cinematográficas.

Além disso, a série fez tanto sucesso que acabou virando motivo de rixa. Isso porque os fãs de Star Wars e os amantes de “Star Trek” estão sempre discutindo sobre qual é a melhor. Mas, no fim das contas, há espaço para ambos nessa imensa galáxia do nosso coração.

Não conhece muito sobre esse universo? É só dar uma olhada no especial de “Star Trek” feito pelo Omelete. Já o trailer você pode conferir no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Alx4THIhFHI

*Bônus: Na Netflix, além das três primeiras temporadas da série, você pode aproveitar alguns spin-off, que são séries derivadas da original.

  1. Matrix

coisa de nerd Gazin

“Matrix” foi um grande destaque no fim dos anos 90 e continua fazendo sucesso até hoje. Isso porque a história, além de ter ficção científica com muitos efeitos especiais, traz várias reflexões sobre a natureza e a existência humana.

Vale a pena conferir a resenha desse filme da Cultura Genial. Já o trailer oficial você pode assistir abaixo:

  1. O Exterminador do Futuro

coisa de nerd Gazin

Estrelado por Arnold Schwarzenegger, “O Exterminador do Futuro” foi um grande sucesso nos anos 80 e 90. Esse filme mistura vários elementos, como ação, aventura, ficção científica e uma boa dose de humor. Não tinha como dar errado, né?

O Meio Bit fez uma resenha bem legal (e sem spoilers) sobre esse clássico. Assista ao trailer:

  1. Os Caça-Fantasmas

coisa de nerd Gazin

Eu acho praticamente impossível não gostar de “Os Caça-Fantasmas”, tanto é que esse clássico dos anos 80 chama atenção do público até hoje. Além do filme, foram lançados inúmeros produtos derivados como: gibis, brinquedos, videogames e muitas outras coisas super legais!

Isso, claro, fez com que muitos colecionadores fossem à loucura. Olha só essa resenha do Cine Players!

Veja agora mesmo o trailer e se apaixone por esse filme:

*Bônus: Está disponível na Netflix.

São tantas opções…

Escolhi apenas 5 filmes clássicos, mas o universo nerd é muito muito maior. E você? Tem alguma sugestão de filme incrível para compartilhar? Conta para a gente aqui nos comentários!

2 comentários

Deixe um comentário