fbpx

Por que o Dia de Star Wars é tão importante?

Dia de Star Wars

Dia de Star Wars! Amantes do mundo nerd comemoram, enquanto quem não é tão fã fica confuso com toda essa comoção. Afinal, por que a franquia arrasta milhões de fãs para os cinemas mesmo depois de tanto tempo?

O fato é que Star Wars é um símbolo da cultura popular. E você? Quer saber mais sobre esse universo inusitado, repleto de androids, naves, jedis e seres extraterrestres? Vem comigo, e que a força esteja com você! ????

O maior fenômeno da cultura pop em gerações!

Mesmo quem não é fã já ouviu falar em Darth Vader, Chewbacca, Obi-Wan Kenobi, Han Solo, Luke Skywalker, Princesa Leia, etc. O universo de Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, como foi traduzido para o português) encanta milhões de pessoas no mundo e deixa outras no mínimo curiosas.

E não é para menos, né? Afinal de contas, a história criada pelo americano George Lucas estreou nos cinemas em 1977 e até hoje faz sucesso pelo mundo afora. A saga de filmes representa um ponto de virada na história do cinema, já que foi lançada numa época em que as franquias de fantasia ainda não eram uma tendência! ????

Desde o seu lançamento, a saga se tornou um fenômeno cultural e econômico, movimentando milhões de dólares e conquistando fãs por onde passa. Com oito filmes live-action, três animações e diversos livros e quadrinhos, Star Wars pode ser considerado um dos primeiros fenômenos nerds mundiais do século 20.

Dia de Star Wars

Um faturamento de outra galáxia

De acordo com informações do Portal Jovem Nerd, dos oito filmes da franquia Star Wars, “O Despertar da Força” é o longa que mais faturou, arrecadando um total de US$2.06 bilhões ao redor do mundo. O sétimo episódio de Star Wars também foi o filme que fez o primeiro bilhão mais rapidamente, atingindo a marca em apenas 12 dias.

Segundo o livro “Como Star Wars Conquistou o Universo”, de Chris Taylor, US$ 32 bilhões em produtos licenciados foram vendidos até agora.

O Dia de Star Wars

O dia 4 de maio é marcado como o dia de Star Wars em todo o mundo. Muitos fãs declaram seu amor pela saga com roupas, cosplays, compartilhando homenagens nas redes sociais, e claro, maratonando todos os filmes! Mas por que essa data, exatamente?

Apesar do que alguns acreditam, engana-se quem acha que a data foi escolhida aleatoriamente. Vou explicar uma teoria bem aceita entre os fãs! ????

Uma das citações mais icônicas da saga é “May the force be with you” (Que a força esteja com você, em português). Em inglês, é possível fazer um trocadilho com a frase dizendo “May the fourth be with you” (Que o 4 de maio esteja com você).

Todavia, como você pode perceber, essa brincadeirinha só é possível no idioma americano… Mesmo assim, a gente comemora por aqui também! ????

Oficialmente, o dia de Star Wars foi celebrado pela primeira vez em 4 de maio de 2011 no Canadá, onde um grupo de fãs da saga decidiu comemorar a data especial. Depois disso, o encontro se tornou uma reunião anual de fãs e passou a juntar admiradores do mundo inteiro.

5 cenas que todo mundo precisa conhecer

Dia de Star Wars

Toda saga tem aquele conjunto de cenas que todo mundo precisa conhecer. Para dar aquela ajudinha, separei algumas de Star Wars que você certamente precisa ver ou rever!

Ahh… mas se você ainda não assistiu a saga, cuidado! Existem várias ordens possíveis de assistir as sequências dos filmes de Star Wars. Por isso, organizei aqui a melhor para iniciantes. Assim, você você não corre o risco de pegar spoilers.

Sequência ideal para assistir (sem spoiler) a saga Star Wars

Dia de Star Wars

A ordem de lançamento é a forma mais popular de assistir à saga. Ela começa com os episódios:

  • IV – Star Wars: Uma Nova Esperança (1977);
  • V – Star Wars: O império Contra Ataca (1980);
  • VI – Star Wars: O retorno de Jedi (1983);
  • I – Star Wars: A Ameaça Fantasma (1999);
  • II – Star Wars: Ataque de Clones (2002);
  • III – Star Wars: A vingança dos Sith (2005);
  • VII – Star Wars: O Despertar da Força (2015);
  • VIII – Star Wars: Os Últimos Jedi (2017).

Porém, atenção! Recomendo não assistir por ordem cronológica, ou seja, o episódio I, II, III, IV, V e VI, pois ele revela um grande spoiler logo de cara.

Se você ainda não assistiu, sugiro que pare a leitura aqui! Depois que assistir, conta pra mim o que achou dos filmes e se concorda com as cenas que separei! ???? Ah, dá pra aproveitar e sugerir outros filmes para eu pesquisar também!

Dia de Star Wars

Alerta de spoiler! Separei 5 cenas da saga, mas devo alertar: quem não quer spoiler não assista e pule pra parte final do texto.

  1. Nascimento de Leia e Luke e a morte de Padme (A Vingança dos Sith)

2. Luke abandona o treinamento (O Império Contra-ataca)

https://www.youtube.com/watch?v=NAA7RvhPvMg

3. R2-D2 salva a nave da rainha Padme Amidala (A Ameaça Fantasma)

4. Obi-Wan Kenobi vs Anakin Skywalker (A Vingança dos Sith)

5. Luke descobre que é filho de Darth Vader (O Império Contra-ataca)

Pura diversão e nostalgia!

Gostou de saber um pouco mais sobre um dos maiores clássicos do cinema? Não perca tempo e assista hoje mesmo a sequência dos filmes e se prepare para celebrar o dia 4 de maio como Dia do Star Wars.

Dia de Star Wars

Falando em maratona de filmes, que tal se programar para comprar aquela Smart TV incrível sem enrolar o seu orçamento? Aqui no blog falei esses dias sobre a Compra Inteligente. Vem conferir comigo! Depois, é só chamar a família toda pra aproveitar sua Smart TV novinha. ????

2 comentários

    1. Olá, Betania! Tudo bem?

      Essa eu vou ficar te devendo, hein? Não tenho o contato de nenhum clube específico, mas olha só: no Facebook você encontra vários grupos de fã-clubes de Star Wars com várias coisas legais! 🙂

Deixe um comentário