fbpx

Como deixar a mesa de jantar mais bonita

mesa de jantar Gazin

Com a correria do dia a dia, a gente acaba não ligando muito quando o assunto é arrumar a mesa para o jantar. Aí, fazemos o básico: colocamos a toalha, prato, talheres e guardanapo. Mas quem disse que não dá para deixar a mesa linda só com esses itens?

Afinal, existem várias maneiras de arrumar a nossa mesa de jantar, tanto para uma visita, quanto para nós mesmos. No entanto, algumas dicas básicas são importantes para fazermos isso de um jeito diferente. Vamos conferir?

Como arrumar a mesa de jantar?

mesa de jantar Gazin

Primeiramente, devemos saber como organizar os itens que vão na mesa, independentemente da ocasião do jantar. Por isso, atenção: a mesa deve ter pelo menos prato, garfo, faca, copo e guardanapo.

Assim, o prato deve ser posicionado na parte central, o garfo deve ser colocado à esquerda do prato em cima do guardanapo, o qual estará em forma de triângulo. A faca deve ficar do lado direito do prato com as serras viradas para o prato. E na parte de cima do prato, próximo a ponta da faca, o copo.

O que usar: jogo americano ou toalha?

Exathlon GIF by Band

Há quem diga que a época das toalhas já passou. Enquanto isso, outros afirmam que os famosos jogos americanos são muito informais. Então, eu trouxe algumas dicas para ajudar a tirar as suas dúvidas na hora de montar a sua mesa do jantar.

As toalhas são super coringas quando não estamos muito felizes com a nossa mesa. Hoje, existem toalhas super práticas que são feitas de materiais que facilitam a limpeza. Além disso, as toalhas combinam com facilidade com outros itens da mesa, ajudando a manter uniformidade.

Já o jogo americano pode ser utilizado de várias formas (sozinhos ou por cima de uma toalha) e são confeccionados de materiais variados. A escolha dependerá da ocasião do jantar, porém os jogos americanos são mais difíceis de combinar com as louças, pois costumam ser coloridos e com textura.

Você sabe o que é sousplat?

 

mesa de jantar Gazin

Você já deve ter ouvido falar desse item em alguma conversa, mas muitas pessoas não sabem exatamente do que se trata. É simples: o sousplat nada mais é do que uma decoração utilizada embaixo do prato, importantíssima em eventos organizados por buffets.

Essa decoração pode deixar sua mesa de jantar muito mais elegante. E sabe qual é a melhor parte? É um item que você mesmo pode confeccionar. Para isso, você vai precisar de:

  • Placa de papelão 0,80 cm x 1 m (será possível fazer 6 sousplat)
  • Cola branca
  • Pincel
  • Tesoura ou estilete
  • Tecido que preferir, de preferência que seja 100% algodão (não utilizar seda ou tecidos elásticos)
  • Folhas de E-V-A

Passo a passo:

  1. Primeiro, você irá cortar a placa de papelão no formato do sousplat, com a medida básica de 35 cm de diâmetro. Para ficar mais fácil, você pode usar seu prato que será utilizado sobre o sousplat! Assim, você terá noção se a medida precisa ser maior ou menor.
  2. Com o seu sousplat cortado na medida correta, passe bastante cola em um dos lados do papelão.
  3. Depois disso, coloque a parte do papelão que está com cola sobre o tecido e pressione por mais ou menos 10 segundos. Se você estiver com pressa, use um secador para auxiliar na hora de secar a cola.
  4. Agora, vamos para uma parte muito importante: o acabamento. Para isso, é só você recortar o tecido que sobrou ao redor, deixando uma sobra de 4 cm em volta. Então, cole a borda que sobrou em direção a parte de baixo, a qual não foi passada cola. Para tornar o seu sousplat antiderrapante, recorte um círculo de E-V-A um pouco menor que o círculo do papelão, e cole o E-V-A por cima dos 4 cm colado na parte de baixo do sousplat.

Dica: Uma boa ideia é tornar o seu sousplat impermeável – ou seja, que não absorve umidade. Para isso, basta diluir a cola branca em um pouco de água, passar uma camada fina na parte de cima do sousplat e deixar secar.

Agora é só deixar a sua mesa de jantar perfeita!

Prontinho! Gostou dessa dica que eu trouxe pra você? Você pode conferir mais dicas sobre mesas de jantar no Blog da Gazeta do Povo. Aposto que os seus convidados vão adorar a decoração depois dessas dicas incríveis!

mesa de jantar Gazin

E que tal aproveitar que a sua mesa está linda para fazer uma receita saborosa? Dá só uma olhada nessas dicas de receitas de milho para você se deliciar.

6 comentários

Deixe um comentário