fbpx

Cafe: qual a sua combinação preferida?

Cafe é uma paixão nacional. Essa bebida está presente desde o café da manhã na rotina do brasileiro (até no nome, como você pode perceber) e é difícil encontrar alguém que não aprecie um bom cafe.

Mas vamos lá… Você sabia que existem diferentes tipos de café, que variam em gosto, textura e até cor? Cada tipo de cafe combina com um alimento diferente, e se você aprender a fazer as combinações certas, o cafe pode ficar melhor ainda!

Ficou curioso? Então fica ligado que vou te dar algumas dicas para surpreender a sua família e seus amigos!

Contraste ou similaridade?

Tipos de cafe Gazin

Você deve estar se perguntando: “Mas como faço para combinar o café com outros alimentos?”. Bom, existem duas formas básicas: contraste ou similaridade.

A combinação por contraste é quando o cafe e o alimento possuem características opostas. Por exemplo: se o cafe for muito amargo, você pode harmonizá-lo com algo doce, como uma sobremesa. Assim, o paladar ficará equilibrado.

Já por similaridade é quando o café é reforçado por um alimento com as mesmas características. Ou seja, se você fez um cafe doce, servi-lo com uma sobremesa ajuda a destacar o doce desse café.

Tipos de café

Tipos de cafe Gazin

Antes de fazer as combinações, você precisa conhecer os diferentes tipos de café. Apesar de o café preto ser o tipo mais popular, existem inúmeras características que podem fazer essa delícia se tornar bem variada.

Quando você ouvir alguém dizendo a expressão “corpo do cafe”, isso se refere ao preenchimento que ele tem no seu paladar. Em outras palavras, essa é a textura do café, que pode ser fino como água ou mais encorpado como uma sopa.

Outra característica bem marcante do café é a doçura. Quanto menos torrado, mais fácil de perceber. Ele pode lembrar tons de caramelo, frutas e até mesmo chocolate. Tem também a acidez, que é a capacidade de fazer você salivar. Quanto mais ácido, maior é a sensação de “água na boca”.

Você sabe o que significa retrogosto? Se não sabe, eu explico: retrogosto é aquele gostinho que fica na boca quando você acaba de comer ou beber alguma coisa. No café isso também existe, sendo possível identificar retrogosto com tons de caramelo, amêndoas ou até mesmo ácido.

Essas características que citei são utilizadas para dizer se um café é harmonioso. Ou seja, existe um equilíbrio para que o cafe seja saboroso e deixe “tudo em ordem” na boca, como uma dança no nosso paladar.

Quais os melhores alimentos para combinar com cafe?

Agora você já sabe como harmonizar cafe com outro alimento, né? Então eu vou te mostrar quais são os alimentos ideais para desfrutar dessa harmonização:

Tipos de cafe Gazin

Queijo é uma ótima opção para harmonizar com cafe coado tradicional que tomamos todos os dias. Outros alimentos feitos de queijo, como o saboroso pão de queijo, também são uma ótima escolha para combinar com o café.

Isso porque o queijo é bem salgado e cremoso, contrastando com um café mais aguado e doce.

Tipos de cafe Gazin

Outra dica ótima para acompanhar o café é aquele bolo ou sobremesa deliciosa, já que esses alimentos são ótimos para harmonizar com cafés doces e ácidos. Mas lembre-se: aí não precisa colocar açúcar no café, hein?

Tipos de cafe Gazin

E é claro que não dá pra deixar o chocolate de lado, né? Aliás, o chocolate e o café formam uma combinação perfeita que agrada muita gente!

Para apreciar melhor essa combinação, você pode usar a técnica de triangulação. Funciona assim: você morde um pedaço do chocolate, bebe um gole do café e, enquanto o doce do chocolate estiver na boca, continua tomando a bebida.

Agora é só se deliciar

Agora que você já conhece mais sobre o cafe, dá pra testar diferentes tipos de combinação. É só escolher a que você gostou mais e aproveitar muito! Ah, e não se esqueça de mostrar esse post para que a família e os amigos curtam também.

Se a sua escolha for a combinação com o chocolate, vou te dar uma dica: aqui no blog, eu também já falei dos tipos de chocolate e até deixei algumas receitas para você experimentar. E claro, você também não pode deixar de correr pra Gazin e conferir nossas ofertas incríveis de cafeteiras!

2 comentários

Deixe um comentário