fbpx

Os melhores destinos de festa junina no Brasil

festa junina Gazin

No Brasil, uma das celebrações mais aguardadas do ano é a tradicional festa junina. Geralmente comemorada no mês de junho, essa ocasião é cheia de características únicas. Há atividades, com o pessoal dançando quadrilha e fazendo outras brincadeiras, e várias delícias, como quentão, milho verde, pipoca, paçoca e doce de abóbora. Me dá vontade só de pensar!

Mas, apesar de o país inteiro se jogar nessa festança, há lugares em que a festa junina atinge outro nível. Sendo assim, que tal conhecer alguns desses destinos? Tenho certeza que você vai ficar louco para conhecer, então vem comigo!

Primeiramente… como surgiram as festas juninas?

festa junina gazin

Antes de falar sobre os destinos, vamos voltar um pouco no tempo. Afinal, você sabe como surgiram as festas juninas? Pois bem… Essas celebrações foram popularizadas para homenagear três santos católicos bem populares: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

No entanto, havia uma comemoração junina muito antes disso. Isso porque, no hemisfério norte, já era celebrado o solstício de verão, um fenômeno no qual ocorre o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

As melhores festas juninas do Brasil

Essa é pra você que está sem sem destino para desfrutar essa época tão festiva. Fica ligado que eu te mostro os lugares mais incríveis para dançar muito nas festas juninas pelo Brasil afora! Olha só:

1) Santarém (PA)

Lá no estado do Pará, a cidade de Santarém é conhecida pelas tradicionais quadrilhas juninas. Inclusive, alguns grupos começam a preparação para a festança muitos meses antes. Além disso, há diversas festas por toda a cidade, e aí é impossível não dançar pelo menos uma música junina, né?

2) Rio Branco (AC)

Na cidade de Rio Branco, capital do Acre, a tradicional festa junina é marcada pelo Circuito Junino de Rio Branco. Já na 10ª edição, o Circuito tem apresentações de 10 grupos de quadrilha que garantem muita diversão. É festa junina pra todo mundo curtir junto!

3) Rondonópolis (MT)

Em Rondonópolis (MT), as festas juninas são um dos eventos mais populares da cidade. Por isso, aguardar o mês de junho para festar muito já virou tradição! Todo o comércio fica movimentado e é comum ver salões de festa e praças decoradas para receber os foliões que comemoram essa data. Por lá, festa junina é sinônimo de alegria, então esse seria um ótimo destino para escolher.

4) Sinop (MT)

Também no interior do Mato Grosso, os moradores de Sinop participam anualmente de um super arraiá. A festa é cheia de alegria, costumes e muita tradição. Por isso, essa pode ser uma alternativa pra você aproveitar e curtir as músicas, comidas típicas e apreciar a cidade toda decorada!

festa junina Gazin

5) Porto Velho (RO)

Em Porto Velho, capital de Rondônia, as comemorações já começaram e vão até agosto. A programação inclui grupos dançando quadrilha, comidas típicas, decorações elaboradas e muita música.

Curtiu? Então confira o calendário dos arraiais de 2019 em Porto Velho e aproveite para festejar muito!

6) Ariquemes (RO)

Já no interior de Rondônia, outra cidade que se mobiliza em função das festas juninas é Ariquemes. Todos os anos, essa celebração é realizada para homenagear alguma característica da cidade. Com muita dança, comida e decoração típicas, os ariquemenses aproveitam essa festança até o fim!

7) Sorriso (MT)

Em Sorriso (MT), as quermesses são tradicionais nas festas juninas. Então, não pode faltar decoração, comidas típicas, fogueira, quadrilha e barracas de jogos. Nem preciso dizer que é diversão garantida, né?

8) Cacoal (RO)

Cacoal, em Rondônia, possui uma agenda cheia de festas juninas que deixam o calendário do mês de junho completinho. Assim, é impossível perder a oportunidade de tomar aquele quentão enquanto curte as tradicionais músicas de quadrilha. Vai ser diversão garantida!

9) Ji-Paraná (RO)

Em Ji-Paraná, também em Rondônia, o mês de junho está repleto de festas juninas. Com muita alegria, os ji-paranaenses aproveitam as danças, comidas, decoração e músicas típicas deliciosas.

Além dessa festa, você também pode aproveitar para conhecer a beleza da natureza que Ji-Paraná possui. São vários rios onde é possível pescar, nadar e praticar esportes aquáticos.

10) Cruzeiro do Sul (AC)

Os cruzeirenses-do-sul estão a todo vapor se preparando para celebrar a festa junina neste mês. Nas lojas, os produtos e trajes típicos já estão sendo procurados pelos moradores, que vivem o clima junino com entusiasmo. Na cidade, serão diversas atrações com as pessoas dançando a tradicional quadrilha. Então já sabe, né? Essa é uma super festa pra você conferir!

Festa junina: um jeito único de se divertir!

festa junina gazin

Curtiu minhas dicas de cidades para comemorar a festa junina com estilo? Essa é uma chance de juntar a família e os amigos para curtir essa ocasião de um jeito diferente e especial. Então, não perca tempo!

Mas e aí? Vai ter alguma festa tradicional onde você mora? Conta para mim nos comentários!

E essa é pra quem quer fazer a própria festa junina: que tal conferir essas dicas de receitas de creme de milho e outras delícias? Tenho certeza que você vai adorar!

7 comentários

Deixe um comentário