fbpx

Saiba como é o Dia da Mentira no Brasil e no mundo

Quem nunca caiu em alguma brincadeira do Dia da Mentira? Nesta data, por todos os lados, é comum a gente ouvir histórias muito divertidas (ou muito bizarras mesmo).

Mas vamos lá: você sabe como surgiu esse dia? Ou então por que a data ficou marcada por essas peripécias? Para deixar você por dentro, eu separei algumas curiosidades do Dia da Mentira no Brasil e no mundo!

Como o Dia da Mentira surgiu

Para começar, eu preciso dizer que existem muitas explicações para esse dia. Porém, a mais aceitável é que a data surgiu graças à mudança no calendário. Isso porque, lá no século XVI, o Ano Novo era comemorado na semana entre os dias 25 de março e 1 de abril.

No entanto, o rei da França, Carlos IX, instituiu em 1564 um novo calendário, o gregoriano, que inclusive é o calendário que a gente utiliza até hoje. Assim, o Ano Novo passou a ser comemorado no dia 1 de janeiro da maneira como a gente conhece.

Acontece que, apesar de um novo calendário ter sido criado, algumas pessoas continuaram comemorando o Ano Novo no dia 1 de abril. Por causa disso, essas pessoas começaram a ser chamadas de “bobos de abril”, e assim surgiu o 1º de abril.

Dia da Mentira 1 de abril Gazin

Dia da Mentira no Brasil

Por aqui, em terras brasileiras, um dos primeiros e mais famosos casos de brincadeiras do Dia da Mentira foi em 1848. Na época, um jornal chamado (podem acreditar) “A Mentira” publicou uma matéria sobre o falecimento de Dom Pedro II.

Detalhe: o monarca só morreu em 1891, na França.

Ao redor do mundo, brincadeiras de todos os tipos

Nos Estado Unidos, essa data é conhecida como “April’s Fools” e move até ações de grandes empresas, como a Google. Enquanto isso, em Portugal, a brincadeira mais comum desse dia é jogar farinha no rosto dos colegas. Imagina só a bagunça!

Dia da Mentira 1 de abril Gazin

Mas não se engane, pois há países que levam a brincadeira para outro nível. Na Bélgica, por exemplo, as crianças usam essa data para “prenderem” os pais e os professores. Sabe como é feito o resgate? Apenas com doces! Nem um pouco ruim, né?

Enquanto isso, na França, a data se chama “Poisson d’Avril“(peixes de abril, em português) e é quando as crianças colam papéis em formatos de peixe nas costas umas das outras.

Dia da Mentira poisson d'Avril Gazin

Um 1º de abril prolongado

O pessoal da Escócia gosta tanto do Dia da Mentira que lá eles comemoram por dois dias. A data se chama “Hunt the Gowk“(cace o bobo, em português) e é celebrada nos dias 1 e 2 de abril. A brincadeira tem esse nome porque eles têm a velha tradição de um amigo mandar para outro um bilhete de socorro.

Assim se inicia a caça, que nada mais é do que uma grande brincadeira.

Na China, é proibido “mentir”

Mas é claro: sempre tem quem não goste dessas brincadeiras. Na China, por exemplo, o governo proibiu brincadeiras relacionadas ao Dia da Mentira porque, para eles, essa data não faz parte da tradição cultural do país.

Apesar de parecer chatice, é importante que a gente entenda que cada país tem a sua própria cultura.

Em outros lugares, a zoeira não tem limites

Na véspera dessa data comemorativa, em 1940, o Instituto Franklin nos Estados Unidos divulgou uma notícia falsa dizendo que o mundo ia acabar em três horas. Uma rádio acreditou e divulgou essa informação, deixando a população inteira do país em estado de choque.

Se você quiser conferir as brincadeiras mais marcantes, existe um site chamado The Museum of Hoax (O Museu do Engano, em português), no qual estão listadas as piadas mais surreais do Dia da Mentira. Vale a pena dar uma conferida!

No fim, o importante é se divertir

Dia da Mentira 1 de abril Gazin

E aí? Gostou das curiosidades? Que tal você se inspirar em alguma tradição e bolar seu trote para brincar com os amigos e a família no Dia da Mentira? Tomando cuidado para não passar do limite, o resto é só diversão!

Ah… e já que a gente está falando sobre amizade, vou te dar uma dica: confira esse post para descobrir qual tipo de amigo você é.

Deixe um comentário