fbpx

Como economizar água: 10 dicas para o dia a dia

Como economizar água Gazin

O Dia Internacional da Água é comemorado no dia 22 de março. Para aproveitar a data, são realizadas diversas campanhas para falar sobre como economizar água e ensinar as pessoas a reduzirem o consumo desse recurso tão importante para todos nós.

Apesar de ¾ do planeta ser composto de água, você sabia que apenas 0,7% dessa água é potável (ou seja, própria para o consumo)? Isso significa que só podemos utilizar 0,1% de todo o recurso disponível. Ou seja: precisamos economizar MESMO!

Por isso, é importante preservar esse recurso ao máximo. Mas você deve estar se perguntando: “Como eu, na minha vida, posso fazer isso?” É só conferir as minhas dicas para ter um consumo consciente no seu dia a dia.

Como economizar água Gazin

1) Feche a torneira para escovar os dentes

Embora seja uma prática comum, não faz muito sentido deixar a torneira aberta enquanto não precisa, né? Uma dica: em vez de abrir a torneira para enxaguar a boca, use um copo d’água.

Pode parecer pouco, mas essa atitude faz um bem danado para o meio-ambiente!

2) Lave a louça de forma correta

Antes que você jogue água nos pratos e talheres sujos, uma boa boa ideia é tirar todos os restos de sujeira da louça. Depois, comece a lavar as peças menos gordurosas, ensaboe e enxágue todas as peças juntas para usar menos água.

3) Máquina de lavar louça? Só se for necessário!

Por mais que seja bem prático utilizar a máquina de lavar louças, nem sempre é necessário. Ou seja, dê preferência para a lavadora somente se houver louça o suficiente para enchê-la e não “perder a viagem”.

Como economizar água Gazin

4) Cuide das plantas, mas conscientemente

Muitas pessoas têm o costume de regar as plantas com mangueira, mas usar o regador uma vez por dia já é mais do que o suficiente. Além de estar deixando suas plantas bem cuidadas, você vai sentir a diferença ao economizar água.

5) Varra a calçada em vez de jogar água

Apesar de muita gente lavar a frente de casa, essa prática não é sempre necessária, além de também não ser nem um pouco boa para o meio-ambiente. Geralmente, apenas varrer a calçada já é o suficiente.

Se for realmente preciso jogar água, uma dica boa pode ser varrer antes de lavar, pois assim você também consegue economizar água.

6) Reutilize a água da chuva

Ah, e falando em lavar a calçada: que tal reaproveitar a água da chuva para fazer isso? É só usar baldes para captar a água! Sem contar que também dá para aproveitar essa água e regar as plantas, lavar o carro e várias outras coisas.

Mas cuidado! Não se esqueça de utilizar a água, pois deixá-la parada gera o ambiente ideal para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e febre amarela.

7) Curtiu a piscina no verão? Economize água aqui também!

Uma piscina para aproveitar o calor é tudo de bom, né? Bom, essa água com a qual você se divertiu também pode ser reaproveitada para outras atividades. Mais uma vez: economize!

Como economizar água Gazin

8) Quando for lavar o carro, não utilize mangueira

Aqui é outra situação na qual você pode utilizar a água da chuva ou da piscina.

9) Verifique se a válvula da descarga não está com defeito

Essa é uma das formas em que mais se pode desperdiçar água. Por isso, verifique se está tudo bem e evite apertar mais de uma vez (a não ser que seja muito necessário, porque né… ????).

10) De tempos em tempos, feche o registro para economizar água

Além da economia, isso aqui também ajuda a descobrir se há vazamentos. Olha só esse dado assustador: uma gota pingando por segundo equivale a 30 litros de água desperdiçadas por dia e 900 litros por mês. Não dá pra brincar com isso!

Viu só? Com essas dicas bem simples é possível economizar água e salvar um dos bens mais preciosos da natureza. Aproveite o Dia Mundial da Água e, além de colocar as dicas em prática, compartilhe essa ideia com as pessoas ao seu redor.

Como economizar água Gazin

Ahhh, e já que a gente está falando sobre projetos sociais, que tal conferir alguns que a Gazin já fez? É só clicar no botão abaixo!

Como economizar água Gazin

Deixe um comentário