Com tanta tecnologia, a informação viaja em uma velocidade incrível, não é? Por causa disso, é impossível não ficar por dentro de vários assuntos. Por exemplo: você já ouviu falar de empoderamento feminino? Sabe o que significa esse termo e de onde ele veio? Há três anos, em 2016, esse foi o assunto mais buscado em toda a internet. E com o dia da mulher chegando, nada mais apropriado do que falar sobre isso.
Se você não sabe, não precisa se preocupar! Vamos juntos entender um pouco mais sobre esse universo.
O recente interesse das pessoas sobre os direitos das mulheres é só uma pequena parte dessa história. De 2016 para cá, um número cada vez maior de pessoas buscou entender não só o que esse termo significa, mas também tudo que ele representa. Portanto, vamos dar uma volta pela história para você finalmente compreender porque é necessário falar sobre empoderamento feminino.
Primeiramente, vamos para o século 19: lá em 1827 foi sancionada, pela primeira vez, uma lei que permitia a educação de mulheres em escolas. Você sabia que antes disso, as mulheres não podiam aprender a ler e/ou a escrever? E que, apesar da autorização do governo, aquelas que escolheram seguir esse caminho eram criticadas pela sociedade? Isso é só para ter uma ideia de como falar de educação para mulheres é importante e simbólico.
Vamos nos aprofundar um pouco mais:
- Em 1879, as mulheres receberam autorização do governo para ingressarem em instituições de ensino superior;
- Em 1927, no Rio Grande do Sul, pela primeira vez as mulheres receberam autorização para votar (o ato foi anulado um ano depois);
- Até 1948, as mulheres eram proibidas de praticar esportes que eram considerados incompatíveis com a condição feminina;
- Em 1988, depois de protestos, as mulheres conseguiram (pelo menos na constituição) direitos e deveres iguais aos dos homens;
- (Somente) em 2006 foi criada uma lei que aumentou o rigor das punições dos crimes cometidos contra a mulher: A Lei Maria da Penha;
- Em 2010, o país elegeu a primeira mulher presidente do Brasil;
- 2015 foi o ano de criação de Lei de Feminicídio, colocando o homicídio de mulheres entre crimes hediondos – ou seja, que são considerados mais graves.
Foram tempos conturbados para as mulheres do mundo. No entanto, aos poucos elas estão conquistando o espaço que sempre foi delas.
Dia da mulher empoderada!
De tudo que eu pesquisei e li sobre a luta das mulheres, pude compreender uma coisa: empoderar-se é um ato de reafirmação. De perceber o quanto cada mulher é importante e de lutar incansavelmente para fazer a sociedade entender isso. Por isso, empoderamento feminino é o ato de fortalecer a figura da mulher e o que ela representa.
Afinal, dia da mulher é todo dia!
Aliás, a mulher se empodera no trabalho, em casa, nos estudos… onde ela quiser! Com toda a certeza, muitas coisas mudaram desde 1827, mas o maior aprendizado é que o lugar da mulher é onde ela quiser estar, pois isso é direito dela.
Dessa forma, hoje há mulheres que desempenham os mais variados tipos de função. Donas de casa que fazem outros trabalhos paralelos buscando independência e mães que trabalham fora e cuidam dos filhos. Muitas alunas estão buscando se educar para conseguir mudar a realidade em que vivem. Há lutadoras de box, senadoras, executivas de grandes empresas… Super-heroínas. Mulheres reais lutando todos os dias pra conseguirem o próprio espaço.
Por isso, o importante é que sejamos capazes de entender e reconhecer o empoderamento. Afinal, reconhecer é presentear!
Vou dar outra dica: que tal aproveitar a data para reconhecer as mulheres da sua vida com presentes Gazin? Até porque as nossas lojas têm uma variedade de produtos que vão desde eletrodomésticos a consórcios de viagem. De uma coisa você pode ter certeza: a Gazin tem o presente ideal para todas as mulheres nesse Dia da Mulher.
Gostou de saber um pouco mais sobre o empoderamento feminino? Fique ligado que sempre falamos de coisas legais por aqui. E já que estamos falando de presentes… Acho que você vai gostar de ler mais sobre o novo celular Moto G7. Aproveite!