fbpx

Dia Internacional da Mulher: comemore essa data!

dia da mulher

Com tanta tecnologia, a informação viaja em uma velocidade incrível, não é? Por causa disso, é impossível não ficar por dentro de vários assuntos. Por exemplo: você já ouviu falar de empoderamento feminino? Sabe o que significa esse termo e de onde ele veio? Há três anos, em 2016, esse foi o assunto mais buscado em toda a internet. E com o dia da mulher chegando, nada mais apropriado do que falar sobre isso.

Se você não sabe, não precisa se preocupar! Vamos juntos entender um pouco mais sobre esse universo.

via GIPHY

O recente interesse das pessoas sobre os direitos das mulheres é só uma pequena parte dessa história. De 2016 para cá, um número cada vez maior de pessoas buscou entender não só o que esse termo significa, mas também tudo que ele representa. Portanto, vamos dar uma volta pela história para você finalmente compreender porque é necessário falar sobre empoderamento feminino.

Primeiramente, vamos para o século 19: lá em 1827 foi sancionada, pela primeira vez, uma lei que permitia a educação de mulheres em escolas. Você sabia que antes disso, as mulheres não podiam aprender a ler e/ou a escrever? E que, apesar da autorização do governo, aquelas que escolheram seguir esse caminho eram criticadas pela sociedade? Isso é só para ter uma ideia de como falar de educação para mulheres é importante e simbólico.

Vamos nos aprofundar um pouco mais:

  • Em 1879, as mulheres receberam autorização do governo para ingressarem em instituições de ensino superior;
  • Em 1927, no Rio Grande do Sul, pela primeira vez as mulheres receberam autorização para votar (o ato foi anulado um ano depois);
  • Até 1948, as mulheres eram proibidas de praticar esportes que eram considerados incompatíveis com a condição feminina;
  • Em 1988, depois de protestos, as mulheres conseguiram (pelo menos na constituição) direitos e deveres iguais aos dos homens;
  • (Somente) em 2006 foi criada uma lei que aumentou o rigor das punições dos crimes cometidos contra a mulher: A Lei Maria da Penha;
  • Em 2010, o país elegeu a primeira mulher presidente do Brasil;
  • 2015 foi o ano de criação de Lei de Feminicídio, colocando o homicídio de mulheres entre crimes hediondos – ou seja, que são considerados mais graves.

Foram tempos conturbados para as mulheres do mundo. No entanto, aos poucos elas estão conquistando o espaço que sempre foi delas.

Dia da mulher empoderada!

De tudo que eu pesquisei e li sobre a luta das mulheres, pude compreender uma coisa: empoderar-se é um ato de reafirmação. De perceber o quanto cada mulher é importante e de lutar incansavelmente para fazer a sociedade entender isso. Por isso, empoderamento feminino é o ato de fortalecer a figura da mulher e o que ela representa.

via GIPHY

Afinal, dia da mulher é todo dia!

Aliás, a mulher se empodera no trabalho, em casa, nos estudos… onde ela quiser! Com toda a certeza, muitas coisas mudaram desde 1827, mas o maior aprendizado é que o lugar da mulher é onde ela quiser estar, pois isso é direito dela.

dia da mulher

Dessa forma, hoje há mulheres que desempenham os mais variados tipos de função. Donas de casa que fazem outros trabalhos paralelos buscando independência e mães que trabalham fora e cuidam dos filhos. Muitas alunas estão buscando se educar para conseguir mudar a realidade em que vivem. Há lutadoras de box, senadoras, executivas de grandes empresas… Super-heroínas. Mulheres reais lutando todos os dias pra conseguirem o próprio espaço.

Por isso, o importante é que sejamos capazes de entender e reconhecer o empoderamento. Afinal, reconhecer é presentear!

Vou dar outra dica: que tal aproveitar a data para reconhecer as mulheres da sua vida com presentes Gazin? Até porque as nossas lojas têm uma variedade de produtos que vão desde eletrodomésticos a consórcios de viagem. De uma coisa você pode ter certeza: a Gazin tem o presente ideal para todas as mulheres nesse Dia da Mulher.

Gostou de saber um pouco mais sobre o empoderamento feminino? Fique ligado que sempre falamos de coisas legais por aqui. E já que estamos falando de presentes… Acho que você vai gostar de ler mais sobre o novo celular Moto G7. Aproveite! 😉

Deixe um comentário