fbpx

31 de Maio – Dia Mundial sem Tabaco.

Neste dia 31 de maio, é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. Esta data serve para lembrar o mundo todo sobre os riscos do fumo e também os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Por isso, vamos deixar aqui alguns bons motivos para você parar de fumar.

Leia também: Celular travando? Confira 4 dicas para resolver o problema!

Não é só você quem se prejudica

Sabe a fumaça do cigarro? Ela também é muito prejudicial. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), essa fumaça contém em média 3x mais nicotina, 3x mais monóxido de carbono e até 50x mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que o fumante inala.

Sem contar que o fumante passivo, aquele que está ao seu lado enquanto você fuma, ainda pode sofrer reações alérgicas, como rinite, tosse, conjuntivite e crises de asma, além de doenças pulmonares se a exposição for por longos períodos.

Sua autoestima cai

Você vai sentindo sua vitalidade indo embora aos poucos. O tabaco também é responsável pelo surgimento de rugas, manchas amarelas e ressecamento da pele, além de garantir um cabelo com menos viço, menos brilho e maior índice de queda.

Seu sorriso muda de cor literalmente

O alcatrão presente no cigarro deixa os dentes amarelados. Assim fica feio dar aquele sorriso na foto ou dar risadas com os amigos.

Sem contar que fumar proporciona mau hálito e favorece o acúmulo de placa bacteriana, o que é um prato cheio para o surgimento de doenças.

E tem mais: a fumaça do cigarro resseca a boca, atrapalha a produção de saliva e aumenta o risco de câncer.

Sabe aquele gostinho ou cheirinho bom? Eles também se vão.

Segundo o INCA, só o ato de parar de fumar durante 2 dias já melhora a percepção dos cheiros e sabores das coisas.

A imunidade fica bem prejudicada

Em tempos que ter boa saúde é fundamental, é bom repensar aquele cigarro diário. Segundo o INCA, o tabagismo surge como um dos inimigos das defesas do corpo e propicia aos fumantes uma chance bem maior de adoecer quando comparados aos não-fumantes.

Não existe idade ideal para parar de fumar

Independentemente da idade, parar de fumar aumenta a expectativa e a qualidade de vida. Lógico que quanto mais cedo melhor, porém os benefícios podem ser percebidos em qualquer faixa etária.

Mais fôlego, por favor!

Em média, fumantes têm menor resistência física, menos fôlego e um desempenho reduzido nas atividades físicas, quando comparado aos não-fumantes. Se você quer subir aquela escada sem sufoco, é melhor parar de fumar.

Só alguns tragos vão prejudicar até a sua visão

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), fumar também é um fator de risco para o desenvolvimento da catarata, uma doença progressiva que provoca a alteração do cristalino e outras doenças oculares como o glaucoma.

Prejudica a sua saúde mental

A nicotina produz alterações no Sistema Nervoso Central, o que modifica o estado emocional e comportamental de quem fuma. Segundo o INCA, a nicotina faz com que o cérebro libere substâncias responsáveis pela sensação de prazer.

Com o tempo, ele se adapta e passa a pedir doses cada vez maiores para manter o mesmo nível de prazer e satisfação. Aí você já sabe, a dependência vem com força.

Dá uma graninha extra no fim do mês

Já parou para pensar quantos reais seria possível economizar parando de fumar? Pensando no longo prazo, a economia com cigarros não fumados poderia render bons investimentos e quem sabe até aquela viagem dos sonhos. Ou seja, fumar transforma seu dinheiro em fumaça.

Só pra lembrar novamente: fumar faz mal!

Pode até parecer repetitivo, mas é importante lembrar que qualquer tipo de cigarro é extremamente nocivo à saúde, e de diversas maneiras. Os fumantes estão expostos a várias doenças graves e fatais, em especial ao câncer.

A lista de doenças causadas pelo cigarro é grande. Por isso, reveja seus conceitos e pare de fumar. Sua saúde não vale prazeres momentâneos.

Deixe um comentário