Qualidade de vida: 5 dicas pra você viver melhor

É super comum termos um dia a dia corrido. Afinal, são milhares de assuntos que precisamos resolver e, cá entre nós, muitas contas para pagar. No entanto, apesar de toda a correria, é necessário prestar atenção em nosso corpo para ter uma boa qualidade de vida.

Para ajudar nisso, eu separei algumas dicas que vão fazer a diferença na sua rotina. Quer saber mais? É só continuar lendo!

Nada de “eu não tenho tempo pra isso”!

Se você acha que cuidar da sua saúde é perder tempo, saiba que está enganado. Se preocupar com a qualidade de vida é essencial, algumas das dicas que separei são tão rápidas que mal ocuparão tempo da sua rotina. 

Ou seja: essa é a chance pra você se cuidar melhor agora mesmo!

1. Sono é o melhor remédio

qualidade de vida sono

É um velho clichê, mas é verdade: o sono é o melhor remédio. É durante a noite, com a cabeça no travesseiro, que ocorrem a reparação e recuperação do corpo. Por isso, é extremamente importante para a qualidade de vida ter uma boa noite de sono. Caso você esteja com dificuldades para isso, existem alguns truques que podem ajudar como, por exemplo, trocar de colchão.

Segundo a revista Superinteressante, passamos aproximadamente 30% da nossa vida dormindo – ou seja, em cima de um colchão. Então, garantir um modelo ideal é muito importante, né? Por isso, escolha um que se molde ao seu corpo, ou seja, nem mole demais, nem muito duro. A dica é experimentar! 

Você sabia que a Gazin é uma das maiores empresas produtoras de colchão? Confeccionamos modelos com molas, de espuma, de molas ensacadas… enfim, é uma grande variedade com tecnologia de ponta para suas noites serem mais tranquilas e reconfortantes! É só passar em uma das lojas e experimentar. Tenho certeza que você vai achar um ideal pra você!

2. Cuidado com os alimentos industrializados

qualidade de vida alimentação

Os alimentos industrializados são os mais maléficos para o organismo. Por isso, dê preferência aos vegetais, legumes e verduras, como saladas. Para quem tem uma rotina agitada, a dica é preparar todas as refeições no final de semana e congelar. Assim, você só precisa descongelar e servir o que irá comer durante a semana. E para quem acha que o gosto da comida fica ruim, nada disso! Pelo contrário: você vai ter aquela comidinha caseira que todo mundo adora todos os dias da semana! 

Alguns aparelhos ajudam a deixar a comida ainda mais saudável, como por exemplo as air flyers, ou fritadeiras que não utilizam óleo. Que tal investir em uma dessas? Outro aparelho que também é ótimo para deixar os alimentos mais saborosos e saudáveis são os grills. E o melhor: você encontra ambos na Gazin!

Para mais dicas, é só conferir 50 truques culinários para deixar a comida mais saudável.

3. Sempre beba água

qualidade de vida beber água

Essa dica vale ouro! É sério: sempre tenha uma garrafinha de água com você. Nosso organismo já é composto em grande parte por água, então isso quer dizer que esse componente é essencial para o bom funcionamento do corpo.

Porém, é comum que a gente perca muito desse líquido durante o dia. Por isso, ele precisa ser reposto com frequência, e é nesse momento que a sua fiel garrafinha d’água vai fazer a diferença.

Prefira sempre ter a sua por perto, para não precisar comprar o tempo todo. Além da praticidade, você economiza dinheiro e ainda ajuda o meio ambiente.

Dois litros de água por dia? Nem sempre!

Quem nunca ouviu que é ideal tomar dois litros de água por dia? Pois é… mas essa não é a quantidade ideal para todo mundo. Cada pessoa precisa de um tanto certo de água, que é baseado no peso. Quer saber qual a quantidade ideal pra você? Eu ajudo a fazer as contas. 

Para cada quilo, são necessários 35 ml de água. Então, basta multiplicar seu peso por 35. Assim, uma pessoa que pesa 70 kg precisa tomar 2.450 ml (ou 2 litros e 450 ml) de água.

4. Faça atividades físicas regularmente

qualidade de vida atividade física

Estudos comprovam que a prática de atividade física pode fazer maravilhas para o corpo. Além de controlar o peso, os exercícios ajudam a prevenir doenças cardiovasculares (do coração), diminuem o colesterol e o estresse. 

Mas, para quem odeia exercícios, existem outras formas divertidas de não ficar parado. Em vez de ir à academia, por que não dar uma volta de bicicleta? Essa é uma forma divertida de se exercitar e ajuda você a sair da rotina. Além disso, você pode pedalar pela cidade em diferentes situações: no trajeto para o trabalho, se divertindo com a família e os amigos no fim de semana… enfim, as opções são muitas. E o melhor: essa é uma alternativa super ecológica! 

Você sabia que existe uma bicicleta ideal para cada tipo de pessoa? Pois é! E saber identificar qual a bike mais adequada é importante para prevenir alguns transtornos. Então, dê uma olhada aqui e descubra qual a bicicleta ideal pra você, e aí é só sair pedalando!

5. O bom humor espanta qualquer mal-estar

qualidade de vida bom humor

Pode parecer besteira, mas isso é algo que vai além do que as avós falam pra gente. O bom humor ajuda, e muito, em manter uma boa qualidade de vida. Isso porque estar sorrindo e de bem com a vida auxilia na diminuição do estresse e dos problemas que esse mal causa ao nosso organismo. 

Ser otimista é uma forma de dizer ao cérebro que tudo vai ficar bem, e isso te motiva a fazer mais coisas de uma forma melhor. Essa estratégia dá resultado graças à dopamina e à serotonina, os hormônios da felicidade. 

Ah… e você sabia que, durante a prática de exercícios físicos, esses hormônios são liberados pelo nosso organismo? Ou seja: fazer exercícios também nos deixa mais felizes, então essa é mais uma razão para você começar a se exercitar.

Qualidade de vida é tudo pra você!

Com essas dicas valiosas, tenho certeza que a sua qualidade de vida vai melhorar muito! Me conta nos comentários: o que você mais gosta de fazer para cuidar de si mesmo? 

Ah, e que tal cuidar da sua alimentação também? Confira as dicas da nutricionista para uma vida mais leve! Dá até para compartilhar com aquele amigo que também precisa melhorar os hábitos alimentares.

Deixe uma resposta