fbpx

Novembro Azul – Cuidar da saúde também é assunto de homem.

Depois de passado o outubro rosa, mês da campanha de prevenção ao câncer de mama. Agora começa o novembro Azul, campanha de conscientização das doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Influenciada pelo movimento Movember, que nasceu na Austrália em 2003, o novembro Azul é uma iniciativa do Instituto Lado a Lado. Que em 2014 promoveu uma grande campanha para que os homens deixassem de lado o preconceito e conscientizá-los que cuidar da saúde também é assunto de homem.

Veja abaixo como perceber e prevenir essa doença!

O segundo tipo de câncer mais comum entre os homens do Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) a neoplasia maligna, doença conhecida como câncer de próstata, é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens.

Atrás apenas do câncer de pulmão.

No entanto as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, negros, indivíduos sedentários e com obesidade.

Sintomas

Na maioria dos casos de pacientes em estágio inicial a doença não apresenta sintoma, tornando mais difícil o diagnóstico. Por isso a importância de exames preventivos regularmente. Principalmente em casos de homens acima de 50 anos, e acima de 45 quando já haja casos na família.

Os sintomas do câncer de geralmente se manifesta nas fases mais avançadas da doença.
O paciente pode sentir:

  • Urgência e dor ao urinar;
  • Noctúria;
  • Dores lombares;
  • Baixo fluxo urinário;
  • Dor no testículo;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen.

Apesar da mortalidade, existe 90% de probabilidade de cura do câncer de próstata se for diagnosticado precocemente.

Desse modo é extremamente importante fazer o exame preventivo, o toque retal, exame tão temido e envolvido em preconceitos por parte dos homens.

Cuidar da saúde também é assunto de homem.

Hoje percebemos os homens mais preocupados e cuidando melhor da sua aparência, buscando tratamentos de beleza e estética. Mas ainda deixam. muito a desejar quando o assunto é cuidar da saúde.

Além dos exames preventivos é possível se prevenir do câncer de próstata através de hábitos saudáveis, como exercícios físicos, cessação do tabagismo, redução no consumo de álcool e dieta balanceada rica em frutas, verduras e legumes e baixa ingestão de gordura. Dormir bem também coopera para uma melhor qualidade de vida.

Ainda assim, homens com mais de 45 anos que pertencem ao grupo de risco devem procurar um médico e fazer exames de rotina anualmente para a detecção da doença.

Quer entender melhor sobre essa doença, sintomas e prevenção? Assista esse vídeo!

 

Deixe um comentário