fbpx

Semana do Meio Ambiente – Como cuidar melhor do nosso planeta.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho. Sendo o dia 05 de junho escolhido como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A iniciativa busca trazer a sociedade para discussão de pautas que tratam a preservação do meio ambiente no Brasil. Confira neste artigo como apoiar a causa e cuidar melhor do nosso planeta.

O que você entende por meio ambiente? Primeiramente, vamos entender o seu significado e do que ele é composto. Assim poderemos falar melhor da sua importância e das alternativas para sua preservação.

Meio ambiente, o lugar onde vivemos

Existem diversos conceitos para definição de meio ambiente. Mas de modo geral podemos dizer que ele envolve todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos.
Meio ambiente é onde vivemos e tudo o que nos rodeia.

Agora que sabemos o seu significado, vamos entender qual a importância da Semana Mundial do Meio Ambiente e como podemos agir de modo que possamos preservar o nosso planeta, que como todos sabem vem sendo explorado e devastado há muitos anos pelo homem.

A importância da Semana Mundial do Meio Ambiente

Com a urbanização das cidades e o crescimento desenfreado, muitas vezes sem planejamento e infraestrutura necessários, a desvalorização e devastação do meio ambiente passa ser cada vez maior. Isto porque as construções são feitas nesse meio. O que faz cada vez mais necessário planos de preservação da natureza. Afinal, sem ela, não há vida.

Preservação e conservação, o caminho para que a vida continue

O planeta Terra pode ser considerado como um organismo vivo. Logo, seus sistemas precisam estar sempre em equilíbrio, considerando ações de conservação e preservação ambiental para que os seres vivos possam se reproduzir, garantindo que a vida continue.

Quando uma espécie qualquer é extinta ou entra em vias de extinção, como uma reação em cadeia, o seu desaparecimento provoca uma série de efeitos danosos à vida na Terra. Ou seja, todos sofremos com a redução da biodiversidade.

É isso que acontece quando poluímos os rios e mares, desmatamos florestas, poluímos o ar, caçamos animais, entre tantos outros comportamentos destrutivos que temos com o nosso meio.

Preservar, portanto, é a única forma de garantir a sobrevivência não só de outras espécies, como a da própria humanidade.

Por isso, se faz cada vez mais necessário um plano de ação para a preservação e conservação de toda a natureza. (acho repetitivo ter esse parágrafo com a mesma informação do anterior)

Atitudes para cuidar melhor do nosso planeta

Para que a vida continue em nosso planeta, é necessário que cada um de nós mude pequenos hábitos e se conscientize da importância da preservação do meio ambiente. Além de cobrar que esse seja um assunto de prioridade dos políticos no poder.

Se não mudarmos agora, nossas gerações futuras vão sofrer cada vez mais os impactos da devastação do planeta.

Separamos aqui algumas medidas relativamente simples que você pode adotar para ajudar na preservação do meio ambiente:

  • Jamais lance lixo em vias públicas ou em cursos d’água e lagoas;
    Leia também: No Dia Internacional da Limpeza, que tal limparmos o Planeta?
  • Evite acender luzes durante o dia, abrindo janelas para aproveitar ao máximo a luz solar;
  • Acumule o máximo de roupa para lavar de uma só vez, o que ajuda a poupar água;
  • Use lâmpadas de LED ou fluorescentes em vez das incandescentes;
  • Dê preferência a produtos retornáveis, só comprando descartáveis em último caso;
  • Nos banhos, feche a água enquanto estiver se ensaboando e evite ficar muito tempo ao chuveiro;
  • Procure deixar torneiras fechadas quando não for necessário usar água;
    Leia também: Salve a água, salve o planeta!
  • Não jogue óleo de cozinha na pia;
  • Tente substituir o uso do carro por transporte público ou alternativo pelo menos algumas vezes por semana.
    Leia também: Bicicleta: um transporte seguro, saudável, econômico e sustentável.

Gazin, responsabilidade ambiental e sustentabilidade

Consciente da necessidade de construção de um futuro melhor para a sociedade e da sua responsabilidade enquanto empresa, a Gazin investe em alguns projetos ambientais como: O Rio Tá pra Peixe!, Plantando Hoje para Colher Amanhã e Green Farm CO2.

Entenda do que se trata cada um desses projetos.

O Rio Tá pra Peixe!

Focada em exercer ações de educação ambiental, a Gazin realiza há mais de 16 edições a ação O Rio Tá pra Peixe!, que tem a participação de crianças e adolescentes de escolas de Douradina (PR) e região.
Em média são soltos mais de 25 mil levinos por edição, contribuindo para o repovoamento e preservação de espécies nativas dessas localidades.

A soltura é feita no Rio Anta, que funciona como uma espécie de berçário – dessa forma, os peixes conseguem se desenvolver e, quando chegam ao Rio Paraná, não se tornam tão facilmente presas para outras espécies. Garantindo o alto índice de sobrevivência dos peixes.

Plantando Hoje para Colher Amanhã

Realizado anualmente em Douradina – PR este projeto possibilita o plantio de 150 mudas no Parque das Aves.
Os alunos da rede pública da cidade são convidados para participar, integrando assim as crianças com a natureza, despertando a noção de responsabilidade ambiental que cabe a cada um de nós.

Esta ação se estende a outras filiais da Gazin. Em diversas cidades que contam com as nossas lojas são plantadas 500 mudas para o reflorestamento de áreas desmatadas.

Green Farm CO2

Em 2012 a Gazin firmou parceria com o empreendimento Green Farm CO2Free, localizado na cidade de Itaquiraí (MS). Este projeto busca minimizar as emissões de gases de efeito estufa produzidos por nossas atividades.

A Green Farm CO2Free com 46.540.666m² e mais de 30km margeando rios na região de confluência de três biomas importantíssimos: Mata Atlântica, Cerrado e Pantanal.

Integra o corredor de biodiversidade do Rio Paraná e é considerada a única área de amortecimento do Bioma do Parque Nacional da Ilha Grande, com uma área total de 4.654 hectares, totalmente destinada para investimentos específicos de implantação das sete atividades de gestão de Serviços Ecossistêmicos.

O Grupo Gazin é um dos seletos cotistas do projeto, suprindo, desta forma, a demanda por Responsabilidade Socioambiental de forma transparente, inovadora e abrangente.

Criação de duas usinas solares.

Além disso, em 2019, iniciamos a obra de duas Usinas Solares gigantes! Foram elas: a Usina Solar em Nova Alvorada do Sul – MS e a Usina Solar de Jaciara – MT.
E veja só a potência das nossas unidades, a Usina de Nova Alvorada do Sul é capaz de gerar 1.560 MWh/ano além de reduzir a emissão de mais de 1.000 toneladas de CO2. Sabe o que isso significa? Que conseguiremos suprir a energia de cerca de 48 lojas no Estado.


Já a Usina de Jaciara no Mato Grosso, vai gerar para o Estado 3.560 MWh por ano. Isso equivale a redução de 2.492 toneladas de CO2 que seriam prejudiciais ao nosso meio ambiente. Toda essa potência será capaz de atender o consumo de 96 lojas dentro do Mato Grosso. E não para por aí não, pra você ter uma ideia, o trabalho dessas duas usinas juntas serão capazes de equivaler -em redução de CO2 para o meio ambiente o plantio de mais de 22.000 árvores novas.

Deixe um comentário