fbpx

Os desafios da maternidade: a realidade de ser mãe

Ser mãe Gazin

As mães têm um papel enorme na nossa vida! Este é um fato inquestionável. Porém, a realidade de ser mãe é muito diferente do que se vê na TV e na maioria das propagandas. Afinal, não existem mães perfeitas, super-heroínas, impecáveis e indiscutivelmente sábias.

O fato é que ser mãe vai além das tarefas básicas, como dar comida, banho, levar à escola e ajudar nas tarefas de casa. Além disso, a mãe precisa discutir as relações dentro de casa, as obrigações, e também os assuntos mais temidos pela família. Ser mãe é uma tarefa complicada e repleta de dificuldades.

Aqui neste texto, você vai conferir um pouco sobre os desafios e a realidade de ser mãe. Vem comigo! ????

Quando começam os desafios?

Ser mãe Gazin

Tudo pode começar na infância. Até porque, nessa fase, brincar de boneca é visto como natural para muitas meninas, funcionando como uma espécie de pré-treino para a maternidade. E pode ser aí a origem de muitos desafios.

Eventualmente, quando a vida adulta chega, cumprir esse papel é quase uma regra a ser seguida. Mas, como pode-se imaginar, desempenhar o papel de mãe na vida real com uma criança é muito mais complicado que brincar com a boneca, que depois pode simplesmente desaparecer em um guarda-roupas qualquer.

Desespero da primeira viagem

Ser mãe Gazin

Um dos maiores desafios é o de ser mãe de primeira viagem. É comum que muitas mulheres se sintam assustadas e vejam achem essa tarefa extremamente difícil. Além disso, é frequente o sentimento de tristeza, desespero e falta de esperança logo após o parto.

Mas, apesar das dificuldades, fique calma! Isso não significa que você não ama seu filho ou que está depressiva. A resposta pode ser bem mais simples: você só está exausta! ????

Para as mães nessa fase, vamos ao fatos:

  • Quando foi a última vez que você se arrumou totalmente para você?
  • Qual a última refeição tranquila ou noite inteira bem dormida?
  • Qual a última vez que pode tomar um banho sem ser interrompida?

A verdade é que os filhos não vêm com manual de instruções. Por isso, não se esqueça de procurar apoio da família ou de amigos, pois sempre tem alguém disposto a dar uma mãozinha. ????

E isso nos leva à uma dica de ouro: não tenha medo de falar sobre isso! Ser mãe é um grande desafio e você pode não vencer de primeira, mas certamente irá encontrar o próprio caminho.

Planejado ou não?

Não importa se a gravidez foi planejada ou não. O importante é que um novo ser vai chegar e isso traz várias transformações – não só para a gestante, mas também para toda a família envolvida.

Um fato curioso é que os altos índices de gravidez não planejada são comprovados por pesquisas. Em um estudo publicado pela BBC, mais da metade das entrevistadas (55%) diz ter engravidado, pelo menos uma vez, de forma não planejada. Na pesquisa, foram entrevistadas aproximadamente 24 mil mulheres em todo o Brasil.

O desafio de ser mãe solo!

Ser mãe Gazin

Dos vários tipos de mães que existem, um que tem se tornado cada vez mais comum é mãe solo. Essa é a expressão usada para denominar mães que são as únicas ou as principais responsáveis pelo filho. Ou seja, essas mulheres fazem tudo sem contar com o apoio do pai da criança. Além das responsabilidades financeiras, elas dão amor, carinho e proteção aos filhos.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, das 500 mães entrevistadas, 35% delas dividem suas responsabilidades, mas fazem a maior parte das tarefas. Com isso, dá para perceber que a mãe, apesar de todo o cansaço, se esforça para dar atenção aos filhos.

Um espaço para compartilhar

A gente sabe que conversar é sempre uma boa opção, inclusive comprovadas por pesquisas. Isso porque 75% das mães brasileiras buscam experiências reais sobre o universo materno em blogs, fóruns, redes sociais e vídeos online.

E você? Onde encontra as respostas para as suas dúvidas sobre os desafios de ser mãe? Caso tenha uma história para compartilhar, já sabe o que fazer: deixe aqui nos comentários! ????

Ah, e tem outra dica para as novas mamães. Que tal uma personal organizer para ajudar você a deixar a rotina mais fácil?

4 comentários

Deixe um comentário