fbpx

Como usar as principais funções das geladeiras modernas

A geladeira é considerada um eletrodoméstico de necessidade básica pela maioria de nós. Dessa forma, é praticamente inimaginável nos dias de hoje, alguém viver sem uma em casa, não é mesmo?!

Por isso, trago pra vocês um pouco da evolução desse eletrodoméstico, que hoje em dia possui mais de uma função e é chamado também de eletro inteligente, por conta das tecnologias que oferece. Você conhece todas elas? Confira neste artigo como usar as principais funções das geladeiras modernas.

A primeira geladeira

A primeira geladeira produzida para uso doméstico, foi a “Domelre” (Domestic Electric Refrigerator), que apareceu em 1913, porém não vendeu muito.
Foi só em 1927, quando surgiu o “Monitor-Top”, que a geladeira se tornou popular, com mais de um milhão de vendas do produto. Ainda assim era acessível apenas para classe média e alta.

Evolução da geladeira

Foram muitas as tentativas e criações de refrigeradores até chegarmos no modelo mais comum e conhecido de geladeira. Através da sua evolução nasceram os freezers, permitindo que o alimento fique congelado a uma temperatura menor que 18º C.
De lá para cá, muitas tecnologias foram surgindo, o número de portas aumentou, o freezer mudou de lugar e tem modelos para todos os gostos e tamanhos de família.
O avanço da tecnologia permitiu que várias funções fossem incorporadas as geladeiras, inclusive sistemas e programas inteligentes que permitem, desde o controle da temperatura até acesso a internet, vídeos, criação de listas de compras e monitoramentos dos alimentos.

Conheça alguns modelos de refrigeradores que encontramos no mercado!

Geladeira de uma porta: com capacidade de armazenamento entre 220 e 350 litros, as geladeiras de uma porta possuem espaço interno reduzido, sendo ideais para casais sem filhos ou pessoas que moram sozinhas;

Geladeira Refrigerador Consul 300L Frost Free Uma Porta CRB36AB – Branco

Geladeira Duplex: é o modelo mais tradicional, com separação de congelador e freezer, e grande variedade de modelos. Ideal para famílias de até quatro pessoas, tem capacidade entre 250 e 500 litros;

Geladeira Refrigerador Samsung 384L Frost Free Duplex RT38K5530S8 – Inox

Geladeira Side by Side: sua capacidade de armazenamento fica entre 400 e 600 litros. As Side by Side são excelentes em termos de espaço, já que tem o freezer ao lado da geladeira e é menos profundo, ficando mais harmônico em relação ao armário da cozinha. Ótimo para famílias grandes.

Geladeira Refrigerador Electrolux 579L Frost Free Side By Side DM84X – Inox

Geladeira Inverse: Ela possui freezer embaixo e dispõe os alimentos do dia-a-dia na altura ideal para você encontrar tudo num piscar de olhos.

Funções de degelo

Degelo manual: Na geladeira com degelo manual, você tem que desligar o refrigerador com maior frequência para eliminar o acúmulo de gelo no freezer. Geladeiras com degelo manual costumam ser as mais baratas.

Degelo semiautomático: A geladeira com degelo semiautomático tem um degelo bem semelhante ao manual. A única diferença é que você não precisa tirar da tomada.

Em alguns modelos, a água do degelo é desviada para um compartimento evaporador, atrás da geladeira, deixando o processo bem simples e sem correr o risco de molhar toda a cozinha: esse é conhecido como degelo seco.

Cycle Defrost: esse sistema mais prático, estende o período de degelo por até seis meses, ou seja, você vai fazer o degelo apenas duas vezes ao ano.

Frost Free: O sistema de resfriamento impede a formação de gelo, logo, você não precisa descongelar nunca. Sensacional, né?!

Leia também: Como congelar alimentos corretamente.

As principais funções das geladeiras modernas

Freezer Control

Um compartimento que conserva carnes por até 5 dias sem congelar e deixa tanto bebidas como frios e laticínios na temperatura ideal.

Painel Eletrônico

Através do lado de fora, você acessa o controle de temperatura e os modos especiais: Compras, festa, etc.

Twist Ice

Para desenformar e armazenar gelo facilmente.

Espaço Adapt

São prateleiras ajustáveis para armazenar itens de diversos tamanhos.

Geladeira Refrigerador Brastemp 400L Frost Free Duplex BRM54HBANA – Branco

Freezer Control Advanced

Esse sistema possibilita controlar a temperatura de forma independente, permitindo a programação de funções de acordo com a sua necessidade.

Ice Maker

Permite produzir 12 bandejas de gelo sem precisar abastecer. Como uma fábrica, você coloca água no reservatório e o Ice Maker vai enchendo a bandeja e o gelo sendo armazenado na gaveta. Sempre que a gaveta for esvaziada o Ice Maker produzirá mais gelo até acabar a água no reservatório.

Geladeira Refrigerador Brastemp 540L Frost Free French Door BRO80AB – Branco

Turbo Freezer

Gela alimentos e bebidas rapidamente, permitindo até 12 garrafas de 600mL ou 32 latas de 350mL. Possui compartimento especial para gelar taças e garantir sua bebida na temperatura ideal ao servir.

Painel Eletrônico Touch

Possui funções pré-programadas para facilitar o ajuste, de acordo com as suas necessidades do dia-a-dia.

Twin Cooling plus

Uma tecnologia das geladeiras da Electrolux, que preserva seus alimentos por até 70% mais tempo, mantendo a umidade e frescor.

Tecnologia Inverter

Ela ajusta o compressor de acordo com a necessidade, com isso você tem mais economia no consumo de energia, menos ruído e ainda ganha em durabilidade no seu refrigerador.

Geladeira Refrigerador Samsung 453L Frost Free Duplex RT46K6261S8 – Inox

Econavi

É uma tecnologia exclusiva da Panasonic. Com ela, o uso do refrigerador é monitorado no dia a dia a partir de sensores fazendo-o funcionar de acordo com a rotina da casa, resultando em uma economia de até 10% no consumo de energia.
São quatro sensores: de luminosidade (para saber se é dia ou noite), de temperatura externa (certifica-se se o dia está quente ou frio), de temperatura interna (mede a temperatura do refrigerador funcionando) e de abertura de porta (conta quantas vezes o refrigerador é aberto). Assim, a Econavi monitora a rotina de cada família e aumenta a potência quando o uso do refrigerador costuma ser alto e deixa em potência mínima nos horários de menor uso.

Geladeira Refrigerador Panasonic 425L 2P Frost Free Inverse – Aço Escovado

Vitamin Power

É uma combinação de luzes de LED especiais que auxiliam na manutenção dos nutrientes dos alimentos. As luzes nas cores azul e verde potencializam a vitamina C de frutas e vegetais, enquanto a luz branca potencializa a vitamina D.

A Panasonic realizou testes no laboratório SLG Prüf- und Zertifizierungs GmbH. Os resultados mostraram que enquanto os vegetais armazenados em um refrigerador normal perdem 55% das vitaminas em 7 dias, já com a tecnologia do Vitamin Power é possível aumentar em até 21% no mesmo período.

Climate Control

É uma tecnologia exclusiva que ajusta automaticamente as condições internas da gaveta de hortifrúti bloqueando ou liberando a saída de umidade para que ela esteja sempre entre 85% e 90%, intervalo percentual ideal para maior conservação dos alimentos. Assim, os vegetais permanecem frescos por mais tempo.

Geladeira Refrigerador Panasonic 425L 2P Frost Free Inverse – Aço Escovado

Vitamin Safe

São luzes de LED especiais instaladas na Gaveta Fresh Zone que potencializam os nutrientes dos alimentos, especialmente a vitaminas C. A combinação de flashes de luzes em tons de azul e verde simula o efeito da fotossíntese natural.

Geladeiras inteligentes

As geladeiras inteligentes já podem ser encontradas no mercado, e vêm com uma série de funcionalidades, que vão desde apps para fazer listas de compras, pesquisar receitas, disparar alarmes e controlar a própria temperatura.

Existem também modelos com câmera interna, que permite que você veja o que tem dentro da geladeira através do smartphone. Imagine que prático fazer a lista do mercado com uma geladeira dessa?

Alguns modelos mais modernos possuem display touch de 20 polegadas na porta, como se fosse um tablet. Com assistente de voz, ela faz coisas que um computador faz, é possível ouvir músicas ou assistir vídeos da Internet enquanto você está na cozinha.
Você poderia imaginar tudo isso há 20 anos atrás? A tecnologia promete continuar nos surpreendendo.
Se depois de ler esta matéria você percebeu que precisa trocar sua geladeira ou resolveu que quer um modelo mais moderno, procure uma loja Gazin!
Temos vários modelos de refrigeradores de grandes marcas, com diversas funcionalidades e tamanhos. E o melhor, ofertas e condições incríveis!
Clica aqui para escolher a geladeira que mais combina com o seu estilo de vida!

Leia também:
Eletros inteligentes – Descubra o futuro na sua casa!

Deixe um comentário