fbpx

Libras: confira alguns cursos gratuitos online

Libras curso Gazin

Você sabia que existem dois idiomas no Brasil? Isso mesmo! Além do Português, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi criada em 2002 e, desde então, é oficialmente a segunda língua brasileira. Para quem não sabe, esse é o idioma oficial para se comunicar com pessoas que tenham deficiência auditiva.

Apesar mais de 9 milhões de brasileiros terem deficiência auditiva (segundo o IBGE de 2010), apenas uma pequena parte da população sabe se comunicar por meio de libras. Está na hora de mudar isso, né?

Então, aproveitando que hoje, dia 24 de abril, é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, eu separei algumas dicas de cursos que podem te ajudar. Vamos lá?

Mas afinal… como funciona essa linguagem?

Antes de aprender a Língua Brasileira de Sinais, é preciso entender como essa língua surgiu e o que ela significa. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a comunicação por Libras não se baseia apenas em mímicas ou gestos. Pelo contrário: ela é complexa, tem conjuntos de palavras e gramática assim como qualquer outro idioma.

Essa língua é formada pela combinação entre gestos das mãos e movimentos do corpo. Assim, as expressões ajudam as pessoas com deficiência auditiva a se comunicarem e a entenderem o que a outra pessoa quer passar sem perder nenhuma etapa no processo.

Em outras palavras, é como se fosse a tradução de uma língua estrangeira para a brasileira.

Quero aprender libras! O que posso fazer?

Libras Gazin

Uma forma bem interessante de se comunicar, né? Pois é…. Se quiser aprender, saiba que existem muitos cursos online e gratuitos. Separei alguns para você dar uma olhada:

Língua Brasileira de Sinais EAD da USP

Esse curso é da Universidade de São Paulo (USP) e possui 10 aulas teóricas e 10 aulas práticas, oferecendo uma iniciação à língua e comunicação surda. Ah, e sabe qual é a melhor parte? O curso é gratuito!

Para assistir a essas aulas não é necessário ter vínculo com a universidade. Ou seja: qualquer pessoa pode fazer.

Universidade da Libras

Esse é um curso bem básico. A forma gratuita de aprendizado ensina apenas 99 sinais de libras para se comunicar.

Caso você queira investir financeiramente, existem cursos mais complexos e aprofundados nessa plataforma. Para conferir, é só acessar o site oficial.

Unieducar: Curso de Libras

O curso de libras da Unieducar é indicado para quem gostaria de ter um certificado na área. Possui modalidade gratuita de 4 horas, mas quem quiser se aprofundar pode pagar um custo adicional nessa mesma modalidade.

Libras

Aplicativo Hand Talk

Uma opção pra quem quer ter o curso literalmente nas mãos: é só baixar o Hand Talk. Além de aprender sinais básicos de libras, com esse aplicativo multifuncional você tem acesso a tradutores de voz e texto para libras. Muito legal, né?

Cursou: Curso para iniciantes em libras

O Cursou oferece aulas 100% gratuitas e dá uma boa base para iniciantes em libras. Com ele, você assiste a um total de 10 aulas e consegue aprender o alfabeto, os numerais, as palavras e até a formar frases!

Alfabeto para treinar agora

Aposto que você já deve estar super interessado em aprender a linguagem de sinais. Por isso, pra você já ir treinando, é só o alfabeto da Língua Brasileira de Sinais logo abaixo:

Libras cursos Gazin

Saiba mais sobre essa língua tão importante

Bom, agora que você já conferiu o básico, é só se aprofundar cada vez mais. Afinal, essa língua é muito importante para muitas pessoas e, mais do que respeitar, é preciso incluir.

Além dessas informações que eu trouxe, você também pode acessar o site oficial da Língua Brasileira de Sinais e descobrir mais sobre a história dessa linguagem, conhecer a lei que a transformou em língua oficial, etc… Ah, e quando conseguir aprender alguma palavra em Libras, mostre pra gente!

Você sabia que também dá para conhecer algumas das nossas ofertas em Libras? É só acessar o canal da Gazin no YouTube e conferir!

16 comentários

  1. Bom Dia
    Eu sou Surdo William Rodrigues
    Filial 64 Paranatinga,MT
    eu gosto amo ???? Gazin

    Paranatinga,MT Escola 2007 ano e 2015 ano sem intérprete eu triste .

    Eu Difícil pouco Português calma
    Eu quero aprender Português e Libras.

Deixe um comentário