fbpx

Horta Em Casa! Ideias e Dicas Para Espaços Pequenos!

Já pensou poder colher os temperos frescos enquanto prepara aquele molho vermelho para macarronada? Nada mais saboroso e saudável do que plantar seu próprio alimento!
A melhor parte é que isso é possível mesmo para quem mora em apartamentos ou em casas sem muito espaço.
Veja aqui ideias e dicas para horta em espaços pequenos!

Melhor Local Para Montar Sua Horta

Antes de mais nada é preciso de um lugar que tenha boa ventilação e onde as plantinhas possam receber a luz do sol, pelo menos duas horas por dia.

Se você tiver bichinhos de estimação, procure um lugar longe do alcance deles para evitar que eles estraguem ou comam suas plantinhas.

Ideias para horta em espaços pequenos.

O ideal para horta em espaços pequenos é optar por vasos. No entanto você também pode usar e abusar da criatividade com os materiais recicláveis ou objetos sem uso.

Use garrafas pet, latas de refrigerante, latas ou caixas de leite, escadas, prateleiras, potes de vidro, xícaras. É só lembrar de fazer furinhos no fundo para escoar a água! Além de ficar um charme você não gasta e reaproveita o material!

Hora de Colocar a Mão na Terra

Plantar é uma ótima terapia! Porque colocar a mão em contato com a terra desestressa e libera as tensões do dia a dia.

Mas você pode fazer o uso de luvas e comprar um kit com pazinha, rastelinho e outros acessórios se achar necessário.

Porém o plantio é simples, encha 1/3 do vaso com brita ou pó de brita para fazer a drenagem e complete com uma camada de composto orgânico e outra com húmus até encher o vaso. Espalhe areia e plante as mudinhas.

Que tipos de temperos plantar?

Na hora de selecionar o que vai plantar, pense em temperos que se adaptem bem às condições climáticas do ambiente.

Por exemplo o alecrim, tomilho, hortelã, manjericão, orégano, sálvia, salsinha, coentro e pimentas. Elas são mais resistentes.

Salsinha, cebolinha e alecrim são temperos resistentes. Ou seja é uma ótima escolha para quem está começando.

O tomate cereja é ótimo para cultivar em casa por ser menos suscetível a pragas.

A hortelã é resistente e cresce fácil, porém, é espaçosa. Por isso é melhor plantá-la sozinha, pois ela rouba nutrientes das outras plantas.

O manjericão é sensível ao excesso de sol. Portanto esteja atento para perceber se as folhas estão queimando.

Essas são algumas das muitas dicas e ideias que você pode usar para começar a sua horta em casa.

Agora que viu que é simples ter os seus próprios temperos, livre de veneno, fresquinhos e ainda dando um charme no ambiente, tenho certeza que vai pensar duas vezes na hora de comprar temperos no mercado ou desidratados.

Quer mais dicas como essa? Acompanhe nosso blog!

4 comentários

  1. Eu tbm gosto muito de plantar e essas 8deias são ótimas pra todos nós que gostamos hortaliças e frutas sem agrotóxicos , gosto de tudo saudável
    Vou aproveitar suas dicas pra plantar mais no meu jardim já tenho um lugar maravilhoso pra plantar minhas pimentas de cheiro e da malagueta tbm que gosto muito e pimentão, tomates e coentros e cebolinhas e salsinha hum vai ficar tudo lindo e vai ser bom pra têmpera meus alimentos obrigada

Deixe um comentário