Dicas de limpeza: Remoção de manchas e odores de colchão.

É nos colchões que encontramos descanso para nosso corpo e mente no dia a dia. É sobre ele que repousamos o nosso corpo e, nada melhor do que ter esse lugar limpo e livre de contato com fluidos, poeira e ácaros que podem causar alergias de pele ou doenças respiratórias.

Por isso, trouxe para vocês dicas valiosas para manter a higiene do seu colchão, desde a limpeza, como a remoção de qualquer tipo de mancha e odor.

Como limpar colchão: dicas e passo a passo

Existem várias técnicas e materiais que podem ser usados na limpeza do seu colchão. Por isso analise a lista a seguir e escolha o método que mais parece eficaz para o seu caso.

Com bicarbonato de sódio

Polvilhe o bicarbonato sobre o colchão, concentrando o pó em lugares com maiores sujeiras

– Deixe agir por 30 minutos;

– Esfregue, com uma escova de limpeza, todo o colchão;

– Deixe agir, novamente, por mais 30 minutos;

– Aspire o pó;

– Aguarde secar.

Com água oxigenada

– Misture uma quantidade de sabão líquido e água oxigenada e coloque em um borrifador;

– Agite bem e aplique sobre o colchão;

– Deixe secar totalmente;

– Após a secagem, esfregue a mistura com um pano úmido;

– Aguarde secar.

Com vinagre branco

– Umedeça uma esponja com

– Deixe agir por aproximadamente 1 hora;

– Passe um pano úmido sobre elas;

– Aguarde a secagem;

– Caso o cheiro de vinagre persista, pingue no colchão algumas gotas de óleo de essência de sua preferência.

Com álcool

– Banhe um pano limpo com um copo de álcool;

– Passe vigorosamente sobre todo o colchão;

– Quando acabar, exponha-o ao sol;

– Aguarde secar totalmente.

Como tirar manchas

Mofo

Uma boa dica é deixar o colchão tomando sol por algumas horas. No inverno e em tempos muito úmidos, a probabilidade de mofos e bolores aparecerem é maior, por isso, deixá-lo exposto é uma maneira de eliminar o cheiro.

Em seguida, limpe o colchão com uma esponja. Aplique 5 gotas de óleo de melaleuca (esse óleo tem propriedades antibacterianas) em um balde com água morna e esfregue essa mistura sobre o colchão.

Assim que terminar, deixe o colchão secar totalmente antes de usá-lo.

Mancha de Sangue
O sangue é uma mancha bem difícil de eliminar totalmente. Antes de mais nada misture bicarbonato de sódio com água fria, para ajudar a reduzi-la consideravelmente.

Aplique sobre a mancha essa mistura e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, retire o excesso de bicarbonato com um pano molhado e pressione com uma toalha seca para retirar a umidade.

Usar detergente de cozinha também é uma boa opção. Misture uma colher do produto em duas xícaras de água e aplique na região, esfregando com uma escova de dente sem uso.

Mancha de vinho

Aplicar álcool é fundamental nessa situação, porque ele faz com que a mancha desapareça. Por isso, em um pano úmido, embebede álcool e esfregue na região manchada.

Outra solução é misturar meio copo de água morna com vinagre de álcool e aplicar com uma toalha sobre o colchão. Se a mancha estiver muito concentrada, evite esfregar para que ela não aumente. Nesses casos, vale apertar a toalha sobre a superfície.

Manchas não identificadas

No caso de manchas que aparecem sem que se saiba a origem delas, é sugerível borrifar detergente ou vinagre de álcool com água fria. Deixe agir por 10 minutos e aguarde secar depois.

A limpeza e higienização de colchões é muito necessária e pode parecer uma tarefa difícil, mas, com essas dicas, é possível ser realizada de maneira simples na sua própria casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *