fbpx

10 sofás perfeitos para decoração de sala pequena

decoração de sala pequena

A sala é sem dúvida o cômodo mais aconchegante da casa. É ali que a família se reúne para conversar, ver TV, relaxar… No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em montar uma sala que seja realmente aconchegante, muitas vezes por causa da falta de espaço. Mas você sabia que é possível fazer milagres em uma decoração de sala pequena? Basta escolher o sofá certo!

Então, confira essas dicas que separei e depois é só escolher o sofá ideal pra você. Vem comigo!

O desafio de mobiliar ambientes pequenos

decoração de sala pequena

Uma das preocupações para quem mora em apartamentos ou casas pequenas é o espaço reduzido dos ambientes. A sala é o cômodo que precisa acomodar a família toda e, às vezes, as visitas também. É aqui onde o desespero começa: como combinar a decoração de sala pequena e um bom sofá sem deixar o ambiente apertado?

Antes de tudo, o primeiro passo é medir o cômodo. Então, veja qual o espaço disponível na sua sala para colocar um sofá sem causar desconforto. É muito importante que você vá até a loja para adquirir o seu novo estofado com essa medida muito clara, para evitar complicações.

10 modelos de sofás perfeitos para a sua sala

Além das medidas em si, existem alguns estilos de sofá que ajudam a deixar o ambiente mais espaçoso. Por isso, separei 10 modelos de sofás perfeitos para a sua sala:

  1. Sofá de cores claras e linhas retas

 

decoração de sala pequena

Uma dica importante é escolher sofás de cores claras e linhas retas se o seu objetivo é causar a sensação de um cômodo mais amplo. Com esses tons e formatos, você consegue deixar o espaço da sua sala visualmente maior. Leve sempre em consideração que o importante é harmonizar com o restante da decoração.

  1. Sofás sem braços

decoração de sala pequena

Outra dica é escolher modelos de sofá sem braço, o que ajuda a ocupar menos espaço no ambiente. Afinal, esse é o nosso maior objetivo aqui, né?

  1. Sofás modernos

decoração de sala pequena

Os sofás modernos combinam muito com salas pequenas, já que eles possuem um design diferente dos convencionais. As linhas são mais marcadas e eles têm formatos variados.

Aqui, o importante é escolher um sofá que irá combinar bem com o resto da sua decoração, pois eles possuem uma grande imponência no ambiente. O Viva Decora te ajuda a escolher o melhor sofá moderno pra sua sala.

  1. Sofá de canto ou L

decoração de sala pequena

Os sofás de canto ou em L também são ótimos para otimizar o espaço em salas pequenas. Outra vantagem desse tipo de móvel é que você pode usá-lo como divisória de outros ambientes, principalmente se pensarmos no conceito de salas e cozinhas acopladas – as chamadas cozinhas americanas.

  1. Sofás modulares

decoração de sala pequena

Outra dica que pode fazer a diferença é escolher sofás modulares. Além de serem extremamente confortáveis, as peças desse móvel, como o nome já diz, são módulos. Isso quer dizer que esse tipo de sofá é perfeitamente adaptável em relação ao ambiente.

  1. Sofá divã

decoração de sala pequena

Ideal para ambientes com pouco espaço, o sofá tipo divã possui uma história interessante. O modelo ficou famoso após o psicanalista Sigmund Freud ganhar de um paciente e utilizá-lo em seu consultório durante as consultas. Indo além das portas do consultório de Freud, esse sofá fez sucesso em várias casas e hoje faz parte da decoração de diversos ambientes.

Uma das características desse sofá é que ele possui um dos lados mais elevado para a cabeça, o que garante muita elegância à sala. Além disso, os sofás divã podem ser encontrados em diversos modelos, e o Blog Chateau Blanc explica a diferença entre divã, recamier e chaise langue.

  1. Sofá-cama

decoração de sala pequena

Sofás-cama são outra dica muito legal para salas com pouco espaço, bem como para quem não tem quarto de hóspedes em casa. Além de geralmente ser pequeno, esse estilo de sofá também serve como uma cama extra, já que é planejado para que a pessoa possa dormir confortavelmente a noite toda.

  1. Assentos estreitos

decoração de sala pequena

Outra dica incrível pra você: sofás que possuem assentos mais estreitos. Esse tipo de móvel salva alguns centímetros de espaço que podem fazer toda a diferença na otimização do ambiente. Eles vêm de diversos modelos: em suede, de três ou dois lugares… enfim, é só escolher o que mais gostar – e que couber na sua sala, é claro!

  1. Sofá-retrátil

decoração de sala pequena

O sofá retrátil é uma opção que permite explorar o ambiente. Com esse modelo, você esconde o assento se precisar de mais espaço no ambiente, mas pode puxá-lo quando quiser deixar o sofá maior e mais confortável. Muito legal, né?

  1. Um jogo de sofá? É possível sim!

decoração de sala pequena

Acredite: é possível optar por um jogo de sofá para salas pequenas! No entanto, é importante se atentar à escolha dos modelos para não ocupar mais espaço do que sua sala permite. Neste caso, você precisa de sofás que possuem encosto e braços mais finos. Outra dica é comprar sofás do mesmo modelo, mas separados. Isso porque conjuntos já prontos são projetados para ambientes maiores, o que pode ser um problema.

Nesse caso, os valores dos sofás podem variar muito. Então, se você comprá-los separados, o custo pode ficar um pouco alto, mas existem maneiras de economizar. O importante é procurar com atenção e comparar os preços.

Decoração de sala pequena é um desafio, mas sempre há solução!

Viu só? Agora é só identificar qual modelo funciona melhor na sua sala e escolher! Ah, e se você precisar de ajuda para decorar o restante do ambiente, é só conferir esse post para escolher os 5 objetos que não podem faltar na sua sala. A melhor parte é que você encontra opções incríveis para decorar a sua sala na Gazin!

Por fim, não se esqueça de me dizer qual o modelo de sofá que você mais gostou, ok? Eu vou adorar saber. 😉

2 comentários

Deixe um comentário