Confira como fazer o descarte do lixo eletrônico corretamente!

Segundo um relatório apresentado pela Global E-Waste Monitor 2020, que contou com a participação da ONU, o mundo bateu o recorde de lixo eletrônico descartado. 

Em 2019 o mundo produziu 53,6 milhões de toneladas, uma média de 7,3 kg por pessoa. Só no Brasil, descartamos no ano passado 2.141 toneladas de lixo eletrônico.

A maior problemática desses números, é o descarte errado do lixo eletrônico e a falta de informações e iniciativas. Confira neste artigo como fazer o descarte do lixo eletrônico corretamente!

O que é lixo eletrônico?

Você com certeza deve ter celulares ou baterias velhas quebrados ou sem uso em alguma gaveta de casa, muitas vezes por não saber o que fazer ou onde descartá-los.
O lixo eletrônico é conhecido também por e-lixo, resíduos de equipamento eletroeletrônico (REEE) ou simplesmente resíduo eletrônico.

Independente do nome, esses termos são usados para se referir a todos os equipamentos elétricos e eletrônicos, suas partes e acessórios, que foram descartados pelo seu proprietário como resíduos, sem a intenção de reutilizá-los.

  • Grandes equipamentos: geladeiras, freezers, máquinas de lavar, fogões, ar condicionados, micro-ondas, grandes TVs, etc.
  • Pequenos equipamentos e eletroportáteis: torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores, mixers, secadores de cabelo, ferramentas elétricas, calculadoras, câmeras digitais, rádios, etc.
  • Equipamentos de informática e telefonia: computadores, tablets, notebooks, celulares, impressoras, monitores e outros.
  • Pilhas e baterias portáteis: pilhas modelos AA, AAA, recarregáveis, baterias portáteis de 9 V, etc.

    Quais os prejuízos do descarte no lugar errado?

    Como dito anteriormente, a maioria de nós não faz ideia do que fazer com o lixo eletrônico produzido, muitas vezes descartamos junto com o lixo comum de casa e eles vão parar em lixões, onde praticamente nada é reaproveitado ou destinado ao local correto.

    O relatório aponta que apenas 3% do lixo eletrônico no Brasil é reciclado, ou seja, a maior parte fica nos aterros, expostos a práticas inadequadas de pessoas que desejam recuperar metais e outras substâncias destes equipamentos, sem o devido cuidado. 

    Os produtos eletrônicos quando intactos não causam danos imediatos ao meio ambiente. Por outro lado, eles possuem uma grande quantidade de substâncias e materiais em sua composição que podem ser tóxicos. Ainda mais quando manipulados ou reciclados de forma errada.

    Onde posso descartar e como é feito este descarte?

    Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei 12.305, procura organizar a forma como o setor público e privado devem tratar os resíduos. Porém, esse processo começa com a participação efetiva dos consumidores descartando seu lixo eletrônico nos locais adequados, para que eles sejam coletados e reciclados corretamente. 

    Praticamente 100% do aparelho pode ser reciclado, e quase tudo aqui mesmo no nosso país. Para que isso aconteça é importante que todos façam sua parte.

    A maioria das marcas já possuem canal de contato direto com seus clientes, permitindo que o equipamento seja entregue em assistências técnicas, lojas parceiras ou até facilitando o envio pelos correios.

    Confira abaixo as empresas que disponibilizam esse serviços e locais para fazer o descarte correto do seu lixo eletrônico!

    Samsung

    A Samsung possui um programa de reciclagem que oferece urnas de coleta localizadas nas assistências técnicas autorizadas ou nas lojas próprias espalhadas pelo país.

    A marca também tem parceria com a gestora Green Eletron, que disponibiliza os pontos de coleta aqui. Assim, você pode depositar o seu aparelho celular, bateria, pilha ou acessório. 

    Motorola

    Desde 1998, a Motorola tem o programa ECOMOTO de coleta de baterias e equipamentos da marca. No site, além de um link para as lojas e assistências técnicas Motorola, a empresa dá dicas de procedimentos a serem tomados.

    LG

    O programa Coleta Inteligente da LG abrange toda a linha de eletrônicos e eletrodomésticos da empresa, como computadores, celulares, mini-systems e geladeiras da marca LG Electronics. Consulte os postos de coleta.

    Acer

    A Acer disponibiliza aos clientes um canal específico para auxiliar na reciclagem e no descarte corretos do seu equipamento Acer. Para se informar melhor, ligue para 0800 762 2237 ou envie um e-mail para reciclagem.brasil@acer.com.

    Asus

    A Asus tem como objetivo reciclar 20% do seu lixo eletrônico global até 2025. Para isso, lançou o programa PC Recycling for a Brighter Future (Reciclagem de PCs para um futuro brilhante, em português). Para mais informações do programa no Brasil, ligue para 3003-0398 (regiões metropolitanas) ou 0800 288 8888.

    Positivo

    A Positivo tem um serviço de atendimento de reciclagem. Para mais informações, envie um email para recicle@positivo.com.br ou ligue para 4002 6440 (regiões metropolitanas) e 0800 644 7500 (demais localidades).

    Dell

    A empresa recolhe gratuitamente produtos de sua marca em todo o país. O usuário deve agendar a coleta preenchendo esse formulário no site da companhia.

    Lenovo

    A marca possui um canal específico para auxiliá-lo no descarte de produtos. Basta ligar no SAC 0800 885 0500 ou encaminhe um e-mail para reciclar@lenovo.com.

    HP

    A HP incentiva seus clientes a descartarem seus equipamentos antigos e obsoletos de forma segura através de seu Programa de Reciclagem e Campanhas de Trade In. 

    Para maiores informações você pode clicar aqui ou enviar um e-mail para reciclagem@hp.com com modelo do seu equipamento, quantidade e localidade onde se encontra. eles entrarão em contato para informar como descartá-lo.

    Epson

    A Epson criou um programa de coleta de equipamentos, cartuchos, garrafas de tinta, fitas matriciais e lâmpadas de projetores. No site do programa diz que todos os Centros de Serviço autorizados da Epson são pontos de coleta. 

    Você pode se informar também através da Central de Atendimento ao Cliente: 3004-6627 (Capitais e Regiões Metropolitanas ) Outras localidades: 0800 377 6627 / 0800. Ou através do e-mail: coleta@epson.com.

    GREEN Eletron

    A gestora para logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos tem o Descarte Green, um programa que disponibiliza um mapa de postos para coleta de pilhas e baterias.

    Enfim, agora que você sabe da importância do descarte correto do lixo eletrônico e vários locais onde descartar, conto com a sua ajuda, para que juntos possamos cuidar melhor do nosso planeta.

    Compartilhe este conteúdo com seus amigos e familiares também!  😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *