fbpx

Chocolate: dicas incríveis para o Dia do Cacau

Chocolate dia do cacau Gazin

Chocolate podia ser uma das sete maravilhas do mundo, né? Afinal, são tantas pessoas que apreciam… Há quem inclusive não viva sem saborear essa delícia sempre que possível.

Bom, todo mundo sabe que o chocolate vem do cacau, mas você sabia que existem vários tipos diferentes? Pois é, e eles podem usados em várias receitas.

Para aproveitar o Dia do Cacau (também conhecido como 26 de março), que tal saber mais sobre esse alimento e ainda aprender algumas receitas incríveis? Continue lendo que eu te conto tudinho!

Tipos de cacau

Chocolate dia do cacau Gazin

Criollo

Esse é o tipo mais raro e mais apreciado pelos amantes de cacau. Ele possui um gosto delicado com tons de nozes, frutas e rosas. A maior característica dele é a coloração avermelhada.

Forasteiro

Essa é a variação mais comum e menos apreciada de cacau. Isso porque ela tem um gosto mais amargo e forte. Uma curiosidade interessante é que esse cacau geralmente é utilizado para a fabricação de chocolates industrializados, e por isso esses chocolates recebem bastante açúcar.

Trinitário

Se for para comparar com os tipos de cacau citados acima, dá pra dizer que esse aqui é o meio termo entre os dois. Ele é forte e resistente como o Forasteiro, mas tem um gosto mais suave como o Criollo. Uma expressão para definir: no ponto!

Chocolate dia do cacau Gazin

Ok, mas você deve estar se perguntando: como utilizar o cacau? Calma! Eu separei algumas receitas super fáceis para você experimentar diferentes combinações.

Mousse de Cacau

Chocolate dia do cacau Gazin

Essa é uma das receita mais comuns em que o cacau é usado, mas é sempre um sucesso. Até porque todo mundo adora saborear um bom e delicioso mousse, né? Para isso, você vai precisar de:

  • 1 ½ copo (300 ml) de leite desnatado (pode ser leite de arroz ou soja);
  • ½ envelope de gelatina sem sabor, incolor;
  • 3 col. (sopa) de cacau em pó sem açúcar;
  • 1 col. (sopa) de mel;
  • 2 claras;
  • Cacau em pó sem açúcar (para polvilhar);

Modo de preparo:

Preparar essa delícia também é super fácil. É assim: bata o leite, a gelatina, o cacau e o mel no liquidificador e reserve. Depois, na batedeira, bata as claras em neve e junte delicadamente à mistura de chocolate. Em seguida, distribua a mistura em taças e leve à geladeira por 1 hora ou até ficar firme e geladinho. Daí, é só sirva polvilhado com o cacau em pó.

Smoothie de Banana, Cacau e Pasta de Amendoim

Chocolate dia do cacau Gazin

Talvez você nunca tenha ouvido falar dessa receita, mas vou te ajudar a imaginar: pense em um milkshake, só que dez vezes mais cremoso. Isso é o Smoothie, que além de delicioso também é bem fácil de fazer. É só separar os seguintes ingredientes:

  • 200 ml de bebida vegetal de sua preferência (arroz, amêndoa, aveia, soja) ou leite desnatado;
  • 1 banana prata congelada;
  • 1 colher (chá) de cacau em pó;
  • 1 colher (chá) de pasta de amendoim integral;
  • 1 colher (sobremesa) de semente de chia;

Modo de Preparo:

Depois de separar os ingredientes, você só precisa bater todos eles no liquidificador até formar uma mistura homogênea (ou seja, em que nenhum dos ingredientes apareçam sozinhos). O próximo passo é bem fácil também: deliciar-se como se não houvesse amanhã!

Suco de Acerola com Mel de Cacau

Chocolate dia do cacau Gazin

Dá pra imaginar uma bebida com cacau que não tenha nada a ver com chocolate? Pois é, eu também fiquei bem surpreso. Mas posso garantir: é delicioso! Vamos lá:

  • 100g de acerola;
  • 400ml de água;
  • 4 colheres (sopa) de mel de cacau;

Modo de Preparo:

Aí, é só bater no liquidificador a acerola com a água, peneirar e voltar para o liquidificador. Depois, bata o suco peneirado com mel de cacau, leve à geladeira e sirva essa delícia!

Assim como o próprio chocolate, é preciso maneirar no Cacau!

Lendo essas receitas de dar água na boca, dá até vontade de usar o cacau em tudo, né? Melhor não! É preciso ficar atento e não exagerar. Olha só isso:

  1. Antes de mais nada, fique de olho na composição. Além do cacau em si, é importante que o chocolate contenha vitamina E, cálcio, fósforo, magnésio, cafeína e outras centenas de substâncias antioxidantes naturais. Ou seja, é sempre bom ficar de olho no rótulo.
  2. Como nenhum exagero faz bem, o cacau também não deve ser consumido em excesso. O máximo recomendado por dia são 40 gramas.
  3. Outra dica ótima é que a porcentagem de cacau precisa ser maior que a de açúcar. De acordo com especialistas em gastronomia, chocolates com 70% de cacau são os melhores para a saúde.
  4. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, o chocolate em si pode fazer bem para a saúde. O “bom” chocolate (ou seja: com mais cacau e menos açúcar) é rico de uma substância que auxilia a reduzir os níveis de colesterol, estimula a memória e a produção de serotonina, o hormônio do prazer.

Chocolate dia do cacau Gazin

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o cacau? Agora é a hora de experimentar, sair da rotina e surpreender a família e amigos com receitas deliciosas. Ah, e você também pode deixar esse processo bem mais fácil se usar os eletrodomésticos certos para economizar tempo.

2 comentários

Deixe um comentário