Alimentos que ajudam a dormir melhor

Como anda o seu sono? Segundo a Organização Mundial de Saúde, a insônia é um dos maiores vilões deste século, atingindo mais de 45% da população mundial.
E quem já passou uma noite em claro, sabe que não tem nada pior que começar o dia cansado, sem dormir o suficiente.

Além de um tratamento adequado, existem alimentos que ajudam a dormir melhor.
Confira nesse artigo quais alimentos você pode incluir na sua dieta para melhorar a qualidade do seu sono.

Alimentação e o sono

Durante o sono, o nosso organismo produz inúmeros hormônios que influenciam o processo digestivo, bem como a fome e a saciedade. Se reduzirmos o período de sono, ocorre a diminuição da leptina, hormônio anorexígeno e que causa o aumento da grelina (hormônio orexígeno), estimulando ainda mais a fome. Por essa razão, para manter os hormônios equilibrados é preciso uma alimentação saudável e, além disso, uma boa noite de sono!

Embora algumas refeições prejudicam a qualidade do sono, por outro, temos alimentos que ajudam a dormir melhor. Os mais indicados são os alimentos estimuladores da serotonina, o hormônio regulador do sono, que também atua na capacidade de aprendizagem, no humor, na sensação de prazer e no bem-estar.

E ainda, níveis baixos de serotonina estão diretamente relacionados com uma vontade maior de doces e carboidratos, que podem causar obesidade e doenças relacionadas.

Alimentos que ajudam no sono

O ideal é fazer as alimentações corretas ao longo do dia, melhor ainda se for com a orientação de um nutricionista, que vai aliar um cardápio saudável de acordo com seu gasto calórico, respeitando suas necessidades, de forma que você não fique com fome fora do horário.

Assim, o recomendado é que você faça sua ceia composta por alimentos leves, pelo menos 3 horas antes do sono. Veja quais são os alimentos ideias para essa refeição e que contribuem para um sono de qualidade.

Alimentos ricos em triptofano:

Salmão, queijo branco, nozes, mel e peito de peru.

Alimentos ricos em vitamina B6:

 Banana, atum, cenoura, espinafre, melancia e ervilha.

Alimentos ricos em vitamina C:

 Frutas cítricas (laranja, limão, tangerina), aspargos, acelga e pimentão.

Alimentos ricos em magnésio: 

Arroz integral, alho, ameixa seca e nozes.

Carboidratos complexos:

Grãos integrais como chia, linhaça, batata-doce e mandioca.

Todos os alimentos listados contribuem para a boa regulação do organismo antes do sono, sem liberar os hormônios relacionados ao estado de alerta.

Um copo de leite 

Um copo de leite quente, servido antes de dormir, ajuda a ter uma noite tranquila. Esse recurso usado por mães e avós é comprovado cientificamente: a bebida é rica em triptofano, e por isso ajuda a relaxar e ter uma noite mais tranquila. O ideal é um copo 30 minutos antes de deitar.

Chá de camomila


A bebida não contém a cafeína encontrada nos chás tradicionais e tem um efeito calmante sobre o corpo. Além disso, um líquido quente antes de dormir pode aumentar o calor do corpo e deixá-lo sonolento.

Portanto, se você deseja ter uma ótima noite de sono, siga nossas dicas. Acompanhe nossos artigos no blog! Até mais!

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